Cid Gomes participa do Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil

3 de agosto de 2011 - 18:03

O governador Cid Gomes participa nesta quinta-feira (4) do Primeiro Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil, em Bogotá. O Fórum será aberto pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos,  pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o pelo Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno. Na sua palestra Cid fará uma exposição sobre o potencial de agronegócios no Estado. Além disso, o Governador conhecerá a experiência colombiana no combate à violência.

 

A expectativa é de mais de 500 líderes empresariais e autoridades governamentais de ambos os países participem do Fórum, que tem o objetivo de aumentar o comércio e os investimentos bilaterais. O BID organiza o evento juntamente com o Gabinete da Presidência da República da Colômbia e a agência de promoção comercial Proexport da Colômbia.

 

Entre os palestrantes estão o Ministro Paulo Bernardo (Min. das Comunicações), e os governadores Cid Gomes, Geraldo Alckmin, Sérgio Cabral, Eduardo Campos (CE, SP, RJ e PE, respectivamente). Adicionalmente, alguns dos empresários renomados que participarão como palestrantes estão José Sergio Gabrielli de Azevedo (Petrobras), Jorge Gerdau (Grupo Gerdau), Guilherme Leal (Natura), Andre Esteves (BTG Pactual), Marcelo Odebrecht (Grupo Odebrecht), Germán Efromovich (Avianca), Marcos Jank (UNICA), Roberto Rodrigues (FGV), Ricardo Marino (ITAU UNIBANCO), Albano Chagas Vieira (Votorantin),  Luis Carlos Sarmiento (Organización Sarmiento) e Carlos Raúl Yepes (Grupo Bancolombia), entre outras personalidades de destaque.

 

O volume de comércio bilateral entre o Brasil e a Colômbia quadruplicou desde 2004, atingindo a importante cifra de US$ 3 bilhões anuais. Apesar do crescimento, esse valor está aquém do potencial de integração entre os dois países mais populosos da América do Sul. Uma das prioridades do BID é promover uma maior integração sul-sul.

 

O BID é a principal fonte de financiamento para o desenvolvimento em longo prazo na América Latina e no Caribe, e planeja duplicar os recursos destinados a financiar o desenvolvimento por meio do setor privado, para cerca de US$ 3 bilhões por ano para toda a região.
O governador Cid Gomes retorna ao Ceará na sexta-feira (5). Até essa data assume o governo interinamente o vice-governador Domingos Filho.

 

03.08.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)