Estados e capitais apresentam no Ceará ações de saúde para a Copa 2014

3 de agosto de 2011 - 12:37

Nove câmaras temáticas criadas pelo Governo Federal cobrem os temas para preparação do País para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Entre elas a Câmara Temática de Saúde, que reúne pela terceira vez secretários de Saúde dos Estados e capitais e técnicos, a primeira fora de Brasília, no quinta-feira (4) e sexta-feira (5), em Fortaleza. A reunião, coordenada pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado, através das secretarias da Saúde e da Secretaria Especial da Copa 2014, terá início às 9 horas, no hotel Mareiro, Avenida Beira-Mar, 2380, Meireles. Os órgãos do Estado e da Prefeitura de Fortaleza que integram a Câmara Temática de Saúde no âmbito estadual terão participação no evento. Uma comitiva do Ministério do Esporte também participará da reunião. Os secretários farão apresentação das ações preparatórias de saúde, incluindo vigilância em saúde e estrutura de assistência hospitalar.

As apresentações começam com o Estado anfitrião. O secretário da saúde do Ceará, Arruda Bastos, às 9h30min, mostrará o que está sendo ampliado e deve ser construído na área da saúde em Fortaleza, na Região Metropolitana e ainda nas cidades turísticas mais próximas da capital. Na sequência, Salvador fará apresentação. Recife, Natal, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília também vão revelar na quinta-feira o que estão planejando para reforçar as ações de saúde durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Na sexta-feira será a vez das apresentações de Cuiabá, Manaus, Curitiba e Porto Alegre. A reunião será encerrada às 17 horas com a elaboração de cronograma de trabalho, plano de comunicação e agenda de atividades.

 

Planejamento

 O objetivo da Câmara Temática de Saúde, criada pelo Ministério da Saúde, é a coordenação do planejamento de ações nacionais, estabelecendo diretrizes gerais, metas e estratégias. Os integrantes da Câmara estão discutindo elaboração de planos para contenção de epidemias, preparação de campanhas preventivas sobre possíveis surtos e epidemias em municípios que receberão jogos e regiões turísticas próximas e organização de rede assistencial pública e privada para atender as demandas durante o evento. Debaterá a vigilância e o controle sanitário nas fronteiras e pontos de imigração, como portos, aeroportos e postos terrestres, além de adequar os processos de controle sanitário em embarcações turísticas internacionais. Também vai mapear hospitais e postos de saúde disponíveis para atender a demanda da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. A expectativa é que 600 mil visitantes estrangeiros venham ao Brasil para o maior evento do esporte no mundo.

 

A Câmara Temática Nacional de Saúde

 A Câmara Temática Nacional de Saúde tem o objetivo de coordenar o planejamento de ações nacionais, estabelecendo diretrizes gerais, metas e estratégias. Em todas as cidades-sedes estão sendo discutidos temas como a elaboração de planos para contenção de epidemias; preparação de campanhas preventivas; e organização de rede assistencial pública e privada para atender as demandas durante o evento, entre outras ações. Na reunião geral, serão debatidos ainda a vigilância e o controle sanitário nas fronteiras e pontos de imigração (portos, aeroportos e postos terrestres) e a adequação dos processos de controle sanitário em embarcações turísticas internacionais. Também serão mapeados hospitais e postos de saúde disponíveis para atender a demanda da Copa do Mundo da FIFA que irá r atrair cerca de 600 mil visitantes estrangeiros para o Brasil.

 

Câmara Estadual

 No âmbito do Ceará, a Câmara Temática de Saúde foi instalada na última quarta-feira, dia 3, em evento realizado no Hospital de Messejana – Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. A Câmara foi instituída com portaria criada pela Secretaria Especial da Copa 2014 e é composta por representantes de órgãos do Governo do Estado do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza e 20 instituições parceiras da área da saúde.

 

Programação

Dia 04/08 (Quinta-feira)

9h – Abertura

9h30min – Apresentação da cidade-sede Fortaleza

10h – Apresentação da cidade-sede Salvador

11h – Apresentação da cidade-sede Recife

11h30min – Apresentação da cidade-sede Natal

12 às 13h – Discussão

14h – Apresentação da cidade-sede Rio de Janeiro

14h30min – Apresentação da cidade-sede São Paulo

15h – Intervalo

15h30min – Apresentação da cidade-sede Belo Horizonte

16h – Apresentação da cidade-sede Brasília

16h30min – Apresentação da cidade-sede Discussão

17h30min – Intervalo

18 às 19h30min – Apresentação do Sistema de Monitoramento Risk Manager

 

Dia 05/08 (Sexta-feira)

9h – Apresentação da cidade-sede Cuiabá

9h30min – Apresentação da cidade-sede Manaus

10h – Intervalo

10h30min – Apresentação da cidade-sede Curitiba

11h – Apresentação da cidade-sede

11h30min às 12h30min – Discussão

14 às 17h – Elaboração de cronograma de trabalho, plano de comunicação

e agenda de atividades

 

Serviço:

Abertura da reunião geral da Câmara Temática Nacional de Saúde

Data: 04/08/2011 (Quinta-feira)

Horário: 9h

Local: Hotel Mareiro (Avenida Beira-Mar, 2380, Meireles)

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado

8733.8213/3101.5221 – http://www.saude.ce.gov.br

 

 

03.08.2011

 Coordenadoria de Comunicação da Secopa

Lisiane Linhares (85) 3295.1927 / 8778.0027 – lisiane@secopa.ce.gov.br