Laboratório de Inspeção Veicular pronto para funcionar no Nutec

4 de agosto de 2011 - 13:35

Está tudo preparado para o Laboratório de Inspeção Veicular (LISV) começar a funcionar na Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec). O LISV disponibilizará a todos os clientes serviços de inspeção, avaliação, laudos, diagnósticos e pareceres, envolvendo veículos automotivos e equipamentos complementares, com foco na segurança veicular. Segundo o presidente da instituição, Prof Lindberg Gonçalves, “o laboratório está preparado para emissão de diagnósticos que verifiquem as condições de trafegabilidade dos veículos”.

O supervisor do Núcleo de Mecânica do Nutec, Montefusco Arraes, afirma que hoje se deve fazer inspeção veicular por dois motivos: obrigatoriedade, pelo Código de Transito Brasileiro (CTB) ou para saber se o veículo está apto a transitar nas vias públicas, disponibilizando segurança para os condutores, passageiros e  
transeuntes.

Por obrigatoriedade, segundo o CTB, a inspeção veicular se faz necessária “no caso de fabricação artesanal, de modificação de veículo ou, ainda, quando ocorrer substituição de equipamento de segurança especificado pelo fabricante”, por exemplo: para veículos movidos a gás natural veicular, caminhões que fazem a mudança na carroceria ou recuperados de acidentes.

Segundo o responsável técnico pelo Laboratório de Inspeção Veicular do Nutec, Higino Vieira, em média, 15% dos veículos que circulam no Brasil apresentam algum tipo de adulteração. O resultado pode ser emitido através de um certificado de inspeção veicular contendo as características do veículo. Ainda segundo ele, a realização da inspeção oferece mais segurança, tanto para quem compra – porque o certificado pode atestar que o veículo não sofreu nenhuma alteração – quanto para quem vende – pois a procedência do veículo é comprovada.

A inspeção é realizada em três etapas de análises: de emissões, visual e de segurança. Para a análise de emissões, o Laboratório do Nutec está equipado com um analisador de gases e opacidade – que permite verificar a quantidade de gases e os índices de fumaça emitidos – e até um decibelímetro – que mede se nível de ruídos está de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A análise visual, por sua vez, é promovida para certificar se o veículo está atendendo às regulamentações de trânsito tais como: sistema de iluminação e  
sinalização, cinto de segurança, dentre outros.

Para garantir a segurança do veículo são analisados: o alinhamento das rodas – que evita o desgaste dos pneus; o sistema de suspensão – que verifica a eficiência de amortecedores e das molas de fixação da suspensão dos carros e é responsável pela dinâmica na condução, que uma vez afetada promove o desequilíbrio do veículo; e, finalmente, a análise do sistema de frenagem – verificando se os freios do carro estão em perfeito funcionamento.

O Laboratório de Inspeção Veicular do Nutec é ligado a uma unidade de gestão de certificados que possui um sistema de captura de imagem do serviço, enviando os resultados, em tempo real, ao Departamento Nacional de Transito- DENATRAN, que controla os veículos inspecionados através de um banco de dados, proporcionando a confiabilidade do serviço para os clientes e para o órgão licenciador, impossibilitando o risco de fraudes.

Para saber as condições de veículos de pequeno, médio e grande porte, as Inspeções Veiculares podem ser marcadas junto a Central de Atendimento do Nutec no número 3101.2446. Já para a emissão do Certificado de Segurança Veicular é necessário, ainda, o licenciamento do Nutec junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que se encontra em processo de acreditação, após receber o parecer favorável do Denatran.

04.08.2011

Assessoria de Comunicação do Nutec
Arinne Oliveira (arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br / 85 31016925/ 86828815)