Cronograma do concurso para Agente Penitenciário será apresentado nesta sexta (05)

5 de agosto de 2011

Para comemorar a passagem do Dia Estadual do Agente Penitenciário, ocorrido no último dia 03 de agosto, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) reúne a categoria em momento de congraçamento nesta sexta-feira (05), a partir das 15h30min, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

 

Durante o evento, será apresentado o cronograma concurso do público com 800 vagas para agentes penitenciários. Além disso, 14 agentes penitenciários serão homenageados pela Sejus com a entrega um certificado de mérito pela atuação no sistema penitenciário cearense. Por fim, uma festa no anfiteatro do Centro Dragão do Mar com o show da dupla Ítalo e Renno, que acontecerá no Anfiteatro, às 19h. Aberto ao público.

 

Os secretários da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, Augusto Câmara e Marcelo Holanda fazem a palestra de abertura, às 15h30min, no Dia Estadual do Agente Penitenciário com a apresentação das mudanças contidas na Lei Nº 14.966, de 13 de julho de 2011, que alteram a Lei 14.582, de 21 de dezembro de 2009.

 

Além disso, apresentarão o Programa Qualidade de Vida no Trabalho (PQV), dedicado aos servidores, que objetiva minimizar o estresse que envolve as atividades dentro do sistema penitenciário, visualizando um ambiente com propostas saudáveis para o desenvolvimento das tarefas. Inicialmente, para despertar um ritmo mais suave de realização das rotinas e de aflorar aptidões, serão ministrados cursos de yoga, teatro, dança de salão e coral. 

 

O agente penitenciário e diretor de inspeção e controle das unidades penitenciárias do Espírito Santo, Rodrigo Bernardo Ribeiro Pinto, é recepcionado pelos agentes cearenses para falar sobre as mudanças da profissão e nas novidades sobre a segurança penitenciária adotada pelos outros Estados. Por fim, a Sejus congratula os presentes com o show musical da dupla de sanfoneiros Ítalo e Renno.

 

A Profissão – É responsável pelo tratamento penal, na vigilância, escolta e custódia da pessoa presa. O agente penitenciário realiza um importante serviço público ao salvaguardar para sociedade civil o apenado e devem ter atitudes estratégicas e criteriosas para corroborar com mudanças no trato do homem preso, realizando-as em espírito de legalidade e ética. A Sejus acredita que reconhecer a importância do papel social destes profissionais é reafirmar a nobreza e da dignidade da função, tornando público o importante trabalho desenvolvido pelos agentes penitenciários para a sociedade cearense.

 

Serviço

 

05.08.2011

Comemoração Alusiva ao Dia Estadual do Agente Penitenciário

Centro Dragão do Mar de Arte de Cultura

 

15h30 – Abertura do Dia do Agente Penitenciário

 

Mariana Lobo – Secretária da Justiça e Cidadania

 

Augusto Câmara – Secretário Adjunto da Justiça e Cidadania

 

Marcelo Holanda – Secretário Executivo da Justiça e Cidadania

 

Homenagem a Agentes Penitenciários com Entrega do diploma Honra ao Mérito

 

16h30 – Palestra seguida de debate

 

Rodrigo Bernardo Ribeiro Pinto – Agente penitenciário e Diretor de Inspeção e Controle das Unidades Penitenciárias do Espírito Santo;

 

Bento Laurindo – Agente penitenciário e coordenador da Coordenadoria do Sistema Penal do Ceará.

 

18h – Coquetel

 

19h – Show com a dupla Ítalo e Renno

 

05.08.2011

Assessoria de Imprensa da Sejus

Bianca Felippsen (ascom.sejus@gmail.com / 85 3101.2862 – 8878.8464)

www.sejus.ce.gov.br