Nova maternidade do Hospital da Polícia será inaugurada nesta segunda-feira (8)

5 de agosto de 2011 - 13:56

Com 22 leitos e cinco berçários de médio risco, a maternidade do Hospital Geral da Polícia Militar José Martiniano de Alencar, recebe internações a partir desta segunda-feira (8).  Ampliada e reformada, a nova maternidade será inaugurada às 8h30min pelo secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos. O setor ganha mais um obstetra e passa a funcionar com dois especialistas e o número de médicos neonatalogistas dobra de quatro para oito. Por mês, devem ser realizados 200 partos na maternidade, que recebeu nova pintura, ganhou novas instalações elétricas, hidraulicas e sanitárias.

A maternidade do Hospital Geral da Polícia Militar, unidade que era da Secretaria de Segurnaça e Cidadania e desde o dia 1º de junho deste ano foi incorporada à rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado, se soma às unidades da atenção à mulher do Hospital Geral César Cals (HGCC) e do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). O que a Sesa quer é ampliar os serviços de atenção à saúde da gestante e ampliar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Hospitais de referência em assistência à gravidez de alto risco, o César Cals e o HGF realizam em média 400 e 170 partos mensais.

No interior do Estado, a assistência à saúde da mulher também será ampliada, com 32 leitos no  Hospital Regional do Norte, que será inaugurado no início do próximo ano, em Sobral. A Unidade  de Saúde da Mulher do HRN terá 12 leitos para parto normal, 10 leitos para partos cirúrgicos, nove para mães-canguru e um leito de isolamento. Com o novo hospital, a população da macrorregião Norte também passará a ter 10 leitos de UTI neo-natal.

Desde o início do funcionamento, em 1º de abril de 1939, o Hospital da Polícia Militar pertencia à Secretaria de Segurança. Há 20 anos, além de policiais militares e familiares, passou a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com 71 leitos, vinha funcionando parcialmente nos setores de ambulatório, laboratório e centro de imagem. O hospital da Polícia Militar José Martiniano de Alencar fica na Rua Princesa Isabel, 1526, Centro de Fortaleza.

 

05.08.2011

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)