Fortaleza recebe Encontro sobre Democracia, Defesa e Forças Armadas

8 de agosto de 2011

Entre os dias 8 e 10 de agosto, das 9 horas às 20 horas, Fortaleza receberá membros do alto escalão do governo federal e estudiosos de diversos países da América Latina, Europa, Ásia e África para discutirem, durante o 5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed), no Seara Praia Hotel, o tema “Democracia, Defesa e Forças Armadas”. A realização é da ABED e do Observatório das Nacionalidades (ON).

 

Sociedade civil, sem fins lucrativos, de natureza educacional, científica e cultural, de âmbito nacional, sem conotação político-partidária, a Abed  congrega pesquisadores que desenvolvam estudos sobre Defesa Nacional, Segurança Nacional e Internacional. Por sua vez, o Observatório das Nacionalidades é um grupo de pesquisa multidisciplinar voltado para estudos teóricos e empíricos  concernentes à construção das nações e reúne pesquisadores de diversas  instituições acadêmicas brasileiras e é atualmente liderado pelos professores Manuel Domingos Neto (UFC/ Universidade Federal Fluminense) e Mônica Dias Martins (Uece).

 

São ainda esperados o ministro da Defesa do Equador, Javier Ponce Cevallos; o diretor do Centre for Defence Acquisition  de Londres, David M. Moore; e Yannick Quéau, da Fondation pour la Recherche Stratégique da França. Entre os acadêmicos, Xiaoqin Ding, da Academia Chinesa de Ciências Sociais, e Sebastião Velasco e Cruz, cientista político da Universidade de Campinas – Unicamp.

 

A conferência de abertura será ministrada por Benedict Anderson, um renomado cientista político conhecido pela obra “Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo” (traduzida para 21 idiomas), de 1983 e versará sobre o tema “Os Militares e a Nacionalidade”.

 

Além das conferências e mesas redondas, o encontro promoverá 15 simpósios que discutirão tópicos como a “Sociologia das Forças Armadas”, “Política Externa Estadunidense e seus Reflexos para a América do Sul”, entre outros, além da apresentação de duzentos trabalhos acadêmicos da área.

 

O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil – BNB;  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes; Governo do Estado do Ceará; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Secretaria de Assuntos Estratégicos e o apoio da Universidade Estadual do Ceará – Uece, da Universidade Federal do Ceará – UFC, do Ministério da Defesa do Direction des Constructions Navales et Services e do Jornal O Povo.

 

Fonte / Contato: Mônica Dias Martins – 9173-4120 / Sued Lima – 9171-0717

 

08.08.2011

Assessoria de Imprensa da Uece

Fátima Serpa (fatima.serpa@uece.br / 85 3101.9605)