Encontro promove debate sobre condições do mercado de trabalho

9 de agosto de 2011

Consolidadas as ações de capacitação, com a abertura de mais 24 mil vagas para cursos e estágios, e de geração de emprego e renda, com a inserção de 37.405 novos trabalhadores no mercado de trabalho no primeiro semestre deste ano, o Governo do Estado volta-se agora para a qualidade dos empregos gerados no Ceará e no País, nos três setores da economia. Para ampliar a discussão, que começa a ganhar dimensão nacional, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) promove às 17 horas, desta quarta-feira (10), a Oficina de Capacitação à Construção e Análise de Indicadores do Trabalho Decente e reúne, no dia seguinte, os secretários da área social dos Estados do Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão para debater o assunto.

 

“O objetivo inicial é reunirmos e avaliarmos indicadores que nos permitam construir uma matriz referencial sobre o que é o trabalho decente, que tipo de emprego queremos e devemos gerar”, explica o titular da STDS, Evandro Leitão. Conforme expõe, conquistada a estabilidade econômica e criadas as oportunidades de emprego, é chegada a hora de avançarmos à qualificação do emprego, à melhoria das condições e das relações sociais do trabalho.

 

Oficina e debate

 

A oficina, acrescenta o coordenador do Trabalho, Emprego e Renda da STDS, Ari Célio Mendes, é a primeira de uma série de cinco reuniões que serão realizadas no Estado, para subsidiar a Conferência Estadual do Emprego Decente, marcada para outubro próximo, e a conferência Nacional, que acontecerá em maio de 2012. Na oportunidade, Evandro Leitão fará a nomeação dos integrantes da comissão organizadora das conferências Estaduais, que será tripartite e paritária, com participação de representantes dos empregadores, dos trabalhadores e do governo do Estado.

 

Em seguida, o representante da OIT, José Ribeiro Soares Guimarães, fará a explanação do tema “Trabalho Decente”, após o que entra em debate, sob a mediação do economista do Caen/UFC, José Raimundo Carvalho. Também da OIT, participa do evento a Sra. Andrea Rivero de Araújo. Representando o MTE, participa da oficina o Sr. Fernando Nunes Alves.

 

As conferências serão pautadas em quatro eixos básicos: a geração de mais e de melhores empregos; a extensão da proteção social aos trabalhadores; o fortalecimento do diálogo entre patrões e empregados e a promoção do trabalho. Os encontros serão promovidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Fórum dos Secretários do Trabalho (Fonset).

 

 

Serviço

 

Data: 10 de agosto (quarta-feira)

 

Hora: 17 horas

 

Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

 

 

09.08.2011

 

Assessoria de Comunicação Social da STDS

Carlos Eugênio (85 3101.2099 / 2089 / carloseugeniosn@hotmail.com)