Terraplenagem da Siderúrgica do Pecém começa nesta quinta-feira (11)

10 de agosto de 2011 - 14:47

A presidenta Dilma Rousseff, o governador Cid Gomes e os representantes das empresas acionistas Vale, Dongkuk e Posco iniciam nesta quinta-feira (11), a partir das 9 horas, os trabalhos de terraplenagem da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Esse momento é definido como histórico por concretizar uma obra estruturante considerada fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado e que é esperado há vários anos. O abastecimento de água para o empreendimento será garantido com a conclusão do trecho V do Eixão das Águas, que está em ritmo final.

 

A partir da CSP, que tem investimento de US$ 4,2 bilhões, será possível  impulsionar o Estado para um novo patamar de desenvolvimento, permitindo maior competitividade. Além disso, a Siderúrgica  também irá promover aumento da arrecadação de impostos e tributos que geram ampliação e melhoria nas ofertas de serviço público.

 

A geração de emprego e renda é um dos pontos fortes da empresa. Serão gerados 23 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de construção da usina e 14 mil durante sua operação. Sua prioridade é utilizar o máximo de mão-de-obra local, de forma a contribuir para o crescimento e desenvolvimento da região. As questões ambientais são uma prioridade. Cerca de 25% dos investimentos, aproximadamente R$ 2 bilhões, serão aplicados em equipamentos modernos e de alta eficiência para controle e monitoramento das emissões atmosféricas, descarte de efluentes e gerenciamento de resíduos.

 

Resultado da parceria entre a brasileira Vale e as coreanas Dongkuk e Posco, a CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém é a primeira usina siderúrgica integrada do Nordeste do Brasil. A CSP vai impulsionar o crescimento econômico do Ceará e em sua primeira fase de operação, irá produzir 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano. As placas de aço que serão produzidas pela CSP terão alta qualidade metalúrgica, pois serão feitas com tecnologia e padrão de excelência mundial. Vendidas no mercado internacional, vão contribuir para o aumento e reposicionamento das exportações do Brasil.

 

Sobre as empresas

 

Com sede no Brasil e presente nos cinco continentes, a Vale é líder mundial na produção de minério de ferro e pelotas, e segunda maior produtora de níquel. Seus negócios se expandem pelos segmentos de logística, energia e siderurgia, considerados estratégicos e integrados à mineração. De acordo com a sua diretriz de sustentabilidade, a Vale procura atuar com responsabilidade socioeconômica e ambiental nos territórios onde está presente, objetivando construir um legado positivo nas regiões onde atua.

 

A Dongkuk Steel atua no setor da siderurgia há 57anos, produzindo cerca de 6.4 milhões de toneladas de aço por ano em produtos como chapas grossas, vergalhões e perfil estrutural para a indústria naval, construção civil, máquinas e equipamentos. A Dongkuk prima pela inovação tecnológica, pela melhoria da qualidade de vida e pela excelência de seus produtos e serviços.

 

A Posco, que em 2010 produziu quase 35,4 milhões de toneladas de aço, tem por pilares uma gestão ambientalmente correta, a administração aberta e uma gestão criativa focada sempre em gerar mais valor para seus clientes. Esse empreendimento é a união de forças entre o minério de ferro de altíssima qualidade da Vale, a tradição e o conhecimento do mercado de placas pela Dongkuk e a
expertise e tecnologia de produção de aço da Posco.

 

A importância do aço

 

O aço está presente no nosso dia a dia, pois é matéria-prima na construção de pontes e edifícios, na fabricação de eletroeletrônicos, peças para carros, trens, caminhões e até mesmo de brinquedos, embalagens, acessórios para casa, equipamentos hospitalares e ferramentas de trabalho. Antes de ganhar forma, estes equipamentos, materiais e produtos passam por um processo industrial, que transforma o minério de ferro encontrado na natureza, em aço. A esta indústria da transformação damos o nome de siderurgia. Por isso, as siderúrgicas são tão importantes para o processo de desenvolvimento da sociedade, aprimoramento tecnológico, do incremento da cadeia produtiva e da atração de novos investimentos.

 

Serviço

 

Os profissionais de imprensa devem cadastrar-se para o evento no site da presidência da república. Um microônibus sairá do Porto do Pecém para as obras de terraplenagem da siderúrgica às 9 horas. 

 

10.08.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com informações da Assessoria de Comunicação da CSP

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

@GovernoDoCear