Uece inaugura nova sede do Observatório das Nacionalidades

11 de agosto de 2011 - 16:44

Será inaugurada, nesta sexta-feira (12), no Campus do Itaperi da Uece, a nova sede do Observatório das Nacionalidades (ON). O evento marca a programação final do Seminário Estado, Sociedade e Políticas Públicas na Contemporaneidade, que acontece desde a última segunda-feira (8) , na Universidade Estadual do Ceará.

 

Na ocasião, o professor Benedict Anderson, da Universidade de Cornell, irá proferir a palestra Militares e Nacionalidades. Anderson é um renomado cientista político conhecido pela obra Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo (traduzida para 21 idiomas). Como debatedores, ele contará com o Prof. Dr. Manuel Domingos Neto, da Universidade Federal Fluminense, e Profa. Dra. Mônica Dias Martins, da Uece, que coordenam o Observatório.

 

Existente desde 2004, o Observatório das Nacionalidades é um grupo de pesquisa multidisciplinar, ligado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), que conta com o apoio do Banco do Nordeste e é voltado para estudos teóricos e empíricos acerca da construção das nações. Reúne pesquisadores de diversas instituições acadêmicas brasileiras e passou a editar, em 2005, a revista Tensões Mundiais. A publicação, que conta com o selo Qualis da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), divulga a produção acadêmica do grupo e mobiliza pesquisadores de todos os continentes.

 

Serviço

Inauguração da nova sede do Observatório das Nacionalidades
Palestra: Militares e Nacionalidades, com Benedict Anderson
Dia: Sexta-feira | 12 de agosto
Hora: 9h30
Local: Auditório do Cesa – Uece – Campus do Itaperi (Avenida Paranjana, 1700)

11.08.2011
Assessoria de Imprensa da Uece
Fátima Serpa (fatima.serpa@uece.br  / 85 3101.9605)