HGF é o primeiro hospital público do Nordeste a contar com densitômetro

12 de agosto de 2011 - 12:54

O serviço de Reumatologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) passa a realizar, a partir do próximo mês de setembro, exames de densitometria óssea por Raios- X. O HGF é o primeiro hospital público do Nordeste a contar com este equipamento. Atualmente, no serviço público de saúde do país, só o Hospital Universitário da USP tem um densitômetro.

 

O densitômetro DPX-NT já está sendo montado e será utilizado em pacientes ambulatoriais do HGF. O serviço será coordenado pelo médico especialista em Densitometria Clínica pela Sociedade Brasileira de Radiologia e Sociedade Brasileira de Densitometria, o reumatologista Eyorand Andrade.

 

Trata-se de um sistema de Densitometria Óssea por Raios-X, com alta tecnologia “Pencil-Beam”, modelo de mesa longa que permite exames do corpo inteiro, projetado para fazer medidas, oferecer a indicação do risco de fratura relativo à osteoporose, diagnosticando e monitorando as alterações ósseas. O equipamento é um dos mais modernos do mercado e oferece vantagens como mais facilidade na aquisição e análise dos resultados, exames mais rápidos com menos exposição do paciente. Em apenas dois minutos, é possível fazer o exame da coluna ao fêmur. O exame é indicado às mulheres após a menopausa e também àquelas com idade avançada.

 

A meta é realizar 200 exames mensais, número que pode variar de acordo com a demanda. Os exames serão marcados no Centro de Imagem, no serviço de Densitometria Óssea. Para a marcação, o paciente deve apresentar a solicitação de um médico do Hospital Geral de Fortaleza.

 

Há cerca de três meses, o setor de Reumatologia do HGF passou a contar também com um inovador equipamento de ultrassonografia com capacidade para diagnósticos precoces de doenças articulares, como artrite. O equipamento vem sendo utilizado no ambulatório, auxiliando na realização de infiltrações, feitas agora de forma guiada.

 

12.08.2011

Assessoria de Imprensa do HGF

Gilda Barroso (gildabarroso@gmail.com / (85)3101-7086)