Metrô: funcionários que vão trabalhar na operação da Linha Sul passam por treinamento

12 de agosto de 2011 - 12:59

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor iniciou o treinamento da sua segunda turma de funcionários que vão trabalhar na operação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. Atualmente, eles estão participando de um curso de formação pedagógica de instrutores e, no próximo domingo (14), embarcam para Recife onde receberão treinamento em operação metroviária na Superintendência de Trens Urbanos do Recife (METROREC).

 

O treinamento em Recife faz parte de um convênio assinado entre o Metrofor e o Metrorec. A primeira turma de treinamento já foi capacitada no Metrô de Recife. A segunda turma é formada por 17 funcionários: seis da área de manutenção, quatro agentes de estação, quatro maquinistas e três do Centro de Controle Operacional (CCO). O treinamento em Recife começa dia 15. O tempo de duração varia de acordo com a especialidade, podendo ser de três a seis semanas.

 

A diretora de Gestão Empresarial, Cissa Maia, explica que a ideia do treinamento é incutir a filosofia metroviária na mentalidade dos funcionários da Companhia. “Os funcionários vão vivenciar ferramentas de trabalho no trem elétrico que os capacitará para operar os novos trens da Linha Sul”, diz.

 

A Linha Sul é o primeiro estágio do Metrô de Fortaleza e vai ligar o centro de Fortaleza até o município de Pacatuba ao longo de 24,1 quilômetros. Serão 3,9 km em subterrâneo, 2,2 km em elevado e 18 km em superfície. Atualmente, mais de 90% das obras civis estão concluídas. A previsão é que a parte de obras civis seja concluída até o fim deste ano. Em 2012, o trecho Parangaba até a Estação São Benedito deve estar totalmente eletrificado para ser operado comercialmente. Em 2013, o resto do sistema deve começar a operar.

 

 

 

12.08.2011

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183)