Comércio exterior do Ceará alcança marca recorde

16 de agosto de 2011 - 21:06

O comércio exterior cearense alcançou, em 2010, a marca recorde de US$ 3,4 bilhões, consequência direta da ampla expansão nas transações comerciais do Ceará com o resto do mundo. Merece também destaque o forte crescimento das importações, que superaram a expansão das exportações quando comparado a 2009. Tal comportamento também tem se mantido nos seis primeiros meses de 2011, mas em um ritmo pouco menor. O aumento verificado nas importações é fruto do processo acelerado de desenvolvimento da economia do Estado, que exige uma maior demanda de bens de capital e de insumos industriais oriundos de outros países.

 

Tais constatações – e outras muitas – fazem parte do trabalho “Análise do Desempenho do Comércio Exterior do Ceará 2010 – 2011” título do Ipece/Informe nº 14, que o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, lança nesta quarta-feira (17) às 10 horas, no auditório do Edifício Seplag, 2º Andar, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no Bairro Cambeba.

 

O aumento na aquisição desses bens de capital (importação), na análise do professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece, é fruto do forte processo de expansão que o Ceará vem apresentando nos últimos anos, refletindo-se no aumento na capacidade produtiva da economia nos próximos anos. Ele avalia que as novas medidas que estão sendo adotadas pelo Governo Federal, especialmente a partir do Plano Brasil Maior, possam favorecer a competitividade das exportações cearense já que grande parte delas concentra-se em setores que são intensivos em mão-de-obra, que é o foco do referido plano.

 

O mais novo trabalho do Ipece é composto por 24 páginas, divididas em Introdução; A balança comercial do Ceará; O Comportamento das transações comerciais internacionais (destaques das exportações e das importações); O perfil do fluxo do comércio internacional do Estado: O comportamento da balança comercial cearense no prime iro trimestre de 2011; Considerações finais e Anexo. Logo após o lançamento, o Ipece/Informe nº 14 vai ser disponibilizado na página www.ipece.ce.gov.br.

 

16.08.2011

 

Assessoria de Comunicação do Ipece
Pádua Martins (padua.martins@ipece.ce.gov.br | 85 3101.3508)