Áreas históricas de Fortaleza recebem “Tudo de Cor Para Você”

17 de agosto de 2011 - 15:26

Fortaleza é a quarta cidade do Nordeste a receber o projeto itinerante “Tudo de cor para você”. A iniciativa, realizada pela Coral/AkzoNobel, que por meio das cores promove a alegria e aumenta a autoestima da população, cria uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas, gerando um verdadeiro ciclo sustentável. Entre os objetivos estão a renovação e preservação de diversos locais relevantes para a sociedade de todo o Brasil. O projeto conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza.

 

“Este é um mês muito significativo para nós, já que o “Tudo de cor para você” completa dois anos de atividades. Importantes cidades do Brasil, como Olinda, Porto Seguro, Salvador, Ouro Preto e Florianópolis, já foram coloridas pela Coral. Depois de Fortaleza, continuaremos a colocar nossa missão em prática em outras cidades do Brasil. Também temos o compromisso de levar nossas cores para toda a comunidade do Morro Santa Marta, no Rio de Janeiro”, revela Jaap Kuiper, Presidente da AkzoNobel Tintas Decorativas para América Latina.

 

Desta vez, o projeto chega à capital cearense para transformar as cores da Praça General Tibúrcio – popularmente conhecida como Praça dos Leões – e seu entorno, contemplando 14 imóveis; o Museu do Ceará; o Palácio da Luz e a Igreja do Rosário. A pintura envolve também a Casa do Estudante. Desta vez, o “Tudo de cor para você” terá como embaixador o cantor cearense Raimundo Fagner, que fará um show de encerramento nesta quarta-feira, às 19h30min.  

História

 

A Praça dos Leões, que já abrigou uma linha de bonde elétrico e teve as famosas estátuas dos leões importadas de Paris, abriga a igreja mais antiga de Fortaleza, erguida em 1730, a Igreja do Rosário. A região reúne ainda o Palácio da Luz, outrora sede do governo cearense e atual Academia Cearense de Letras, e o Museu do Ceará, formando o mais antigo conjunto arquitetônico preservado da capital. Essa vocação histórica do local, reforçada pela presença da primeira estátua pública da cidade, de 1888, que homenageia o herói da Guerra do Paraguai, General Tibúrcio, e uma estátua da escritora Rachel de Queiroz, inspirou na Coral o desejo de manter preservada as fachadas desta história.  

Voluntariado em ação

Humanizar, capacitar, preservar, alegrar, colorir e criar ciclos sustentáveis são apenas alguns dos temas que guiam o projeto “Tudo de cor para você” por todo o País. O projeto que teve início em 2009, no bairro do Bixiga em São Paulo, prevê, desde sua criação, consolidar um investimento de mais de R$ 10 milhões até o fim deste ano. Fortaleza é a nona grande cidade que recebe a iniciativa. Incluindo a renovação das áreas escolhidas da capital cearense, 96 mil litros de tintas da companhia já colorem cerca de 2.200 imóveis do Brasil.

Além de contar com um time de colaboradores, clientes e pintores profissionais, aprendizes e voluntários também são fundamentais para a transformação das referências históricas e culturais. Para participar do projeto foram capacitados estudantes da Casa do Estudante e da Escola de Artes de Ofício que formam uma equipe de 40 pintores-aprendizes, qualificados para o mercado de trabalho.

Mutirão da cor

Para celebrar esta transformação, será realizado um verdadeiro mutirão da pintura na Praça dos Leões, no dia 17 de agosto, a partir das 15h30min, marcando as pinceladas finais da ação como uma forma de simbolizar todo o trabalho realizado durante o processo de renovação.

O mutirão reunirá cerca de 300 pessoas entre colaboradores, clientes, pintores, aprendizes, proprietários dos imóveis e membros da comunidade. Ao final do dia, às 19 horas, haverá a cerimônia de entrega dos diplomas aos pintores que participaram da ação e, em seguida, um show de encerramento com o padrinho da iniciativa, Raimundo Fagner. O cantor foi escolhido por representar nacionalmente o estado do Ceará, além de manter uma iniciativa social por meio da Fundação Raimundo Fagner. A apresentação acontecerá na Praça do Ferreira, ao lado da Praça dos Leões, e será aberta ao público geral.

Sobre o “Tudo de cor para você”

 

Iniciado em agosto de 2009, o “Tudo de cor para você” é o principal projeto socioambiental da AkzoNobel. Mais de 96 mil litros de tintas já foram usados para renovar mais de 2.200 imóveis em comunidades de diferentes regiões do país, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro e Florianópolis. A iniciativa, entretanto, não se restringe a levar cores para praças do Brasil inteiro. O combate à degradação de áreas promove alegria, descontração e, o mais importante, leva cidadania a todos os membros das comunidades. O projeto une moradores, voluntários e mais de mil funcionários em uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas, criando um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima e na qualidade de vida da comunidade. Desta forma, a Coral desperta o senso de cuidados nas localidades por onde passa, oferece capacitação a pintores e proporciona exemplo para outros municípios.

Sobre a AkzoNobel

 

A AkzoNobel é a maior companhia global de tintas e revestimentos e uma das principais fabricantes de especialidades químicas. A empresa fornece produtos inovadores para indústrias e consumidores no mundo inteiro e trabalha com paixão no desenvolvimento de soluções sustentáveis para seus clientes. O portfólio inclui marcas como Coral, Eka, Wanda, Dulux, Sikkens e International. Com sede em Amsterdã, na Holanda, é classificada como uma das companhias do Global Fortune 500 e ocupa posição de destaque na área de sustentabilidade. Com operações em mais de 80 países, seus 55 mil colaboradores no mundo inteiro estão comprometidos com a excelência e com o cumprimento da filosofia “As Respostas do Amanhã Hoje” (Tomorrow’s Answers Today™).

Informações sobre a Coral e o projeto, acesse:
www.coral.com.br 
@TintasCoral

Informações para a imprensa:

Perspectiva Comunicação
Isabela Belotto – isabela.belotto@perspectivabrasil.com.br
Tel: (11) 3706.3333 / www.perspectivabrasil.com.br / @PerspectivaPR
Diretora de Atendimento
Paula Pedroso – paula.pedroso@perspectivabrasil.com.br

Exclusiva! BR Comunicação Corporativa
Telefone: (81) 3366.9653
Juliana Pessoa – Jornalista Coordenadora
juliana@exclusivabr.com / (81) 9267.8616
Juliane Planzo – Jornalista Atendimento
juliane@exclusivabr.com / (81) 9146.36361