Dois presídios recebem apresentações da 9ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental

19 de agosto de 2011 - 17:39

A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental acontece pela primeira vez em duas unidades penais do Estado do Ceará, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus). O Monólogo “Judas” (50 min) será encenado para as internas nesta segunda-feira (22), às 9 horas, no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (BR 116, Km 27 – Itaitinga). A apresentação ocorre na quadra esportiva da unidade e cerca de 300 internas assistem ao espetáculo.

Já na sexta-feira (26), às 15 horas, os internos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (BR 116, Km 17 – Itaitinga) assistem ao espetáculo que leva exemplos positivos e mensagens de paz, amor, respeito e ajuda ao próximo. Este ano, o evento presta uma homenagem à figura do pacifista indiano Sathya Sai Baba, morto em abril deste ano e cuja trajetória de vida foi marcada pelo ensinamento de princípios de paz, não-violência, amor divino e retidão.

O Monólogo de “Judas” – No enredo da peça, um réu atemporal, sem pátria e sem época, molda em seus movimentos a face de Judas Iscariotes – o personagem histórico que viveu há dois mil anos. Usando apenas um tecido, o ator Joel Machado dá forma a figuras plásticas que, unidas a falas e gestos, criam a atmosfera de um tribunal – onde o público é o júri de um fato que se repete através dos séculos e inquieta a humanidade: a culpa do homem. Elaborado a partir dos fundamentos da Antropologia Teatral, desenvolvida por Eugênio Barba (que estuda o comportamento humano quando o ator sua presença física e mental em uma situação organizada de representação, e de acordo com os princípios que são diferentes dos usados na vida cotidiana), o espetáculo está carregado de reflexão.

A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental é uma promoção da ONG Associação Estação da Luz e já faz parte do calendário artístico e cultural do Ceará, e tem fins solidários. As peças procuram levar a plateia presente à reflexão e a ações em prol do próximo. Em todas as suas edições o evento já teve mais de 180 mil espectadores.

 

Judas (Ficha Técnica)

Grupo: Cooperativa de Atores de Alegrete

Texto: Clóvis Pinto da Silveira

Atuação: Joel Cambraia Machado

Participação especial da atriz: Tatiane Quintana

Técnico de som e iluminação: Alisson Machado

Produção: Paulo Amaral

Duração: 50min

Classificação etária: 12 anos

Município: Alegrete / RS

 

19.08.2011

Assessoria de Imprensa da Sejus

Bianca Felippsen (biancafelippsen@gmail.com / 85 9688.8008 – 8878.8464)