Maior emergência pública do Interior começa a funcionar segunda-feira (22)

19 de agosto de 2011

Com 51 leitos, consultórios de traumatologia, ortopedia, clínica médica e cirurgia plástica, começa a funcionar nesta segunda-feira (22), a emergência do Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. A abertura da emergência deixa o HRC, há apenas três meses do início dos serviços de atendimento, com todas os setores ativos, garantindo para 1,4 milhão de habitantes dos 44 municípios assistência de alta complexidade na própria macrorregião. No dia 23 de maio o hospital, o primeiro construído pelo governo do Estado no Interior, foi aberto com os serviços pré-cirúrgico, ultrassonografias e exames laboratoriais. Cumprindo o cronograma de funcionamento, no dia 6 de junho passou a realizar ressonância magnética e tomografia computadorizada. Foi o primeiro hospital público a fazer ressonância no Interior do Ceará.  No dia 27 de julho passou a realizar cirurgias.

 

O atendimento na nova emergência será com base no Protocolo Manchester de Classificação de Risco, adotado em outros Estados e países. A triagem dos pacientes é feita pelo nível de gravidade, separando já a partir do espaço do acolhimento, logo na recepção, pacientes com perfis diferentes para serem tratados em ambientes específicos. Os que apresentam situação mais grave recebem no acolhimento da emergência uma pulseira vermelha e são atendidos de imediato. Pulseiras laranjas são colocadas no braço dos pacientes que terão atendimento em até 10 minutos. A cor amarela é adotada para os que podem receber assistência em até 60 minutos, a cor verde entre pacientes menos graves e serão atendidos em até 120 minutos e a cor azul em até 4 horas.

 

Os pacientes que chegam ao Hospital Regional do Cariri são 100% do Sistema Único de Saúde (SUS), agendados pela Central de Regulação e transportados pelos 44 municípios da macrorregião. Logo na manhã do dia 22 o setor começa a funcionar em três turnos de 8 horas, cada um com 12 médicos – dois traumato-ortopedistas, dois clínicos gerais, dois cirurgiões gerais, dois anestesistas, cirurgiões plástico, vascular e bucomaxilofacial – e sete enfermeiros.   

 

Rede de assistência

O Hospital Regional do Cariri faz parte do Programa de Melhoria e Expansão da Assistência à Saúde do Estado do Ceará. Na macrorregião do Cariri, além do HRC, a nova rede de assistência inclui seis policlínicas regionais, com cinco em fase de conclusão das obras em Campos Sales, Icó, Brejo Santo, Iguatu, Barbalha e a iniciar em Crato)  e quatro Centros de Especialidades Odontológicas Regionais (CEOs) regionais – três já entregues à população em  em Juazeiro do Norte, Crato e Brejo Santo. Em Icó, o CEO regional está em construção. Na área de urgência e emergência, a população do Cariri terá Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Polo Cariri do SAMU e ainda cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) em Juazeiro do Norte, Milhares, Barbalha, Iguatu e Icó.

 

19.08.2011

 

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira – 85 3101.5220