Dia Mundial do Folclore: comemorações começam nesta segunda (22)

22 de agosto de 2011

Para estimular e disseminar o conhecimento e a vivência da nossa própria cultura, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) comemora o Dia Mundial do Folclore nesta segunda-feira (22), promovendo a difusão do folclore cearense, através dos grupos da cultura popular tradicional, na IV edição do Folgança: Encontro de Grupos da Cultura Tradicional Popular, promovido pelo Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, que acontece nos dias 22, 25, 26, 27, 28 e 31 no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e em dois bairros periféricos de Fortaleza.

A IV edição do Folgança reúne grupos tradicionais, mestres da cultura tradicional do Ceará, grupos de projeção, folclóricas, pesquisadores, professores e estudantes através de ciclo de oficinas de danças tradicionais, seminários, debates, e apresentações culturais de vários grupos numa espécie de festival itinerante.

O objetivo da ação é valorizar nossa riqueza histórica e cultural, proporcionando um conhecimento maior e consciente das características das nossas raízes culturais, e sobretudo, reforçar e valorizar a diversidade de expressões artísticas.

Estas ações de comemoração do dia do folclore, abraçadas pelo Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, contribuem para a difusão focadas na cultura folclórica, fomentando mecanismos de preservação e difusão da cultura popular tradicional.

As comemorações do Dia Mundial do Folclore conta com os apoios e parcerias do Governo do Estado via Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), do Governo Federal, através do Banco do Nordeste, e com o apoio da Comissão Nacional de Folclore e a Revista Canto de Iracema.

PROGRAMAÇÃO:

 

Centro de Cidadania César Cals (Rua Cel. Matos Dourado, 1499 – Pici a partir das 18 horas)
Dia 22 de agosto – Abertura Oficial da Semana do Folclore, entregas das placas aos homenageados, apresentações artísticas.

 

Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar
25, 26 de Agosto – Auditório Seminário “Folclore – Educação e Turismo”14h
27, 28 de Agosto – Ateliê – Oficinas de Danças Tradicionais Populares 14h

27, 28 de agosto – Praça Verde – Apresentações artísticas de diversos grupos folclóricos da capital e interior do Estado, a partir das 18h – Praça do Bairro João XXIII

31 de Agosto – Encerramento da semana do Folclore, com barracas de artesanato, comidas típicas e apresentações de grupos folclóricos e artísticas populares a partir das 18 horas.

 

22.08.2011

Assessoria de Imprensa da Secult

Sonara Capaverde (sonaracapaverde@gmail.com / 85 3101.6759)