Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional começa nesta quarta-feira (24)

23 de agosto de 2011

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea) realizam, de 24 a 26 de agosto, a 4º Conferência Estadual da Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan). Este ano, o tema central do encontro será “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”. A abertura será às 19 horas de quarta-feira (24). Os trabalhos e debates começam na quinta-feira (25) e prosseguem por toda a sexta-feira (26).

 

Durante a 4º Cesan, serão abordados três eixos de discussão: avanços e perspectivas para a efetivação do direito à alimentação saudável em âmbito nacional e internacional; as recomendações do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a Política e o Plano Estadual de SAN. Será avaliado, ainda, o processo de implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nas três esferas do governo. (Veja programação abaixo)

 

Alimentação Inteligente

A alimentação inteligente – termo utilizado para designar produção de alto valor nutricional, produzida a baixo custo – tem sido foco de atividades institucionais da STDS, estimulando o aproveitamento integral dos alimentos com o objetivo de favorecer a melhoria da alimentação dos beneficiados por suas unidades.

 

“Ensinar a população brasileira a alimentar-se de forma nutritiva, barata e com proveito é estratégia para elevar a qualidade de vida, promovendo uma alimentação saudável e economicamente viável”, defende a gerente da Célula de Segurança Alimentar e Nutricional da STDS, Regina Praciano, lembrando dos riscos do uso inadequado e desperdício de recursos naturais, a começar pela alimentação. 

 

Conferência Nacional

Entre os meses de abril e maio, ocorreu a fase preparatória da 4º Cesan nos municípios cearenses por meio de Conferências Municipais ou Reuniões Ampliadas, com discussões sobre a temática e eleição da delegação. Já no mês de junho, foram realizadas 13 Conferências Territoriais. Todo esse processo culminará com a realização da IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), que será realizada em Salvador, de 7 a 10 de novembro próximos.

 

Data: 24 a 26 de agosto

Hora: dia 24, abertura às 19h; dia 25: de 8h30 às 14h ; dia 26: 8h30 às 18h

Local: Ponta Mar Hotel – Av. Beira Mar, 2.200, Meireles

 

Programação

24 de agosto (quarta-feira)
14h – Credenciamento
16h – Painel Temático
18h – Jantar
19h – Abertura
20h – Votação do Regimento

 

25 de agosto (quinta-feira)
8h30min – Apresentação da Metodologia do Trabalho em grupo
Eixo I – Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.
9h -Trabalho em Grupo do Eixo I (Atividades 1, 2 e 3 / Quadros 1, 2 e 3)
12h – Almoço
13h30min – Apresentação da Metodologia do Trabalho em grupo
Eixo II – Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
14h – Trabalho em Grupo do Eixo II (Atividade 1 / Quadro 4)

 

26 de agosto (sexta-feira)
8h30 -Apresentação da Metodologia do Trabalho em grupo
Eixo III -Sistema e Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional
9h -Trabalho em Grupo do Eixo III (Quadro 5)
10h30 -Plenária Final –Apresentação e Aprovação dos Trabalhos dos Grupos (Eixos 1,2 e 3), Carta Política e Moções.
12h – Almoço
13h – (continuação) Plenária Final –Apresentação e Aprovação dos Trabalhos dos Grupos (Eixos 1,2 e 3), Carta Política e Moções.
17h -Eleição de Delegados/as para a IV CNSAN
18h -Homologação de Delegados
18h30m –Encerramento

 

23.08.2011 

 

Assessoria de Comunicação da STDS

Carlos Eugênio (8878.8510/ 3101.2089 ou imprensa@stds.ce.gov.br)

www.twitter.com/stdsonline