Fortaleza é a única capital do NE que mantém crescimento nas vendas da TAP

25 de agosto de 2011

No primeiro semestre deste ano, as vendas da TAP no mercado português, em número de flight coupons (cupons de voo), foram reduzidas em 10% para o Nordeste. Embora tenha apresentado uma queda nas vendas, Fortaleza é a única capital da região com voos da companhia aérea portuguesa que mantém crescimento, com 4,5%, enquanto Natal caiu 14%, Recife baixou 17%, e Salvador -12%. A informação é da diretora de vendas da TAP em Portugal, Paula Canada, feita neste final de semana ao jornal especializado em turismo PressTur e divulgado através do portal do jornalista Ivonildo Lavor (www.ivonildolavor.com).

 

De acordo com a diretora de vendas, em relação às linhas do Brasil, as vendas no mercado português estão diminuindo somente para o Nordeste. Ela explica que as frequências do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Campinas e, mais recentemente Porto Alegre), estão aumentando de 4% para 78,5 mil flight coupons. Já em relação às capitais nordestinas há uma queda de 10% para 24,6 mil cupons aéreos.

 

O aumento no número de vendas de bilhetes com destino à Capital é impactado diretamente pelas fortes ações de promoção e marketing que a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) tem realizado para divulgar o Ceará nos países em que a companhia aérea opera.  Em 2010, a Setur realizou ações estratégicas de promoção do destino Ceará em parceria com TAP em vários eventos e feiras mundiais de turismo. Foram realizadas ações em em Lisboa, na BTL; em Madri, na Fitur; em Oslo, na Reiseliv; em Milão, na BIT; em Berlim, na ITB; em Moscou, na Leisure; em Paris, na Top Resa; em Rimini, na TTG; em Londres, na WTM, além de workshops em Amsterdã, Milão, Praga e Moscou; Road Show Entremares em Braga, Porto, Coimbra, Lisboa e Vila Moura; merchandising na Europa e projetos de intercâmbio entre o Ceará, Suíça e Espanha.

 

Em 2011, foram realizadas ações em Lisboa, na BTL, e em Madri, na Fitur, além da participação no Festival Cultural da Jornada Mundial de Juventude (Madri), e no Lançamento do Congresso da Apavt (Lisboa). Também foram realizadas divulgação de imagens do Ceará nos aeroportos de Portugal, Madri e Barcelona (1 mês em cada aeroporto) e merchandising compartilhados com a TAP em Lisboa, Madri, Barcelona, Alemanha, Holanda, França e Portugal. Estão previstas ações em em Berlim, na ITB; em Copenhagen, na Ferire; em Milão, na BIT; em Moscou, na Leisure; em Paris, na Top Resa; em Rimini, na TTG, e em Londres, na WTM.

25.08.2011

Assessoria de Comunicação da Setur
Carmen Ines Matos (+ 55 85 3101-4669 / 3101-4661 / 3101-4654 / ascom.setur@setur.ce.gov.br)
Twitter: @seturceara