Fortaleza é a única capital do NE que mantém crescimento nas vendas da TAP

25 de agosto de 2011 - 13:17

No primeiro semestre deste ano, as vendas da TAP no mercado português, em número de flight coupons (cupons de voo), foram reduzidas em 10% para o Nordeste. Embora tenha apresentado uma queda nas vendas, Fortaleza é a única capital da região com voos da companhia aérea portuguesa que mantém crescimento, com 4,5%, enquanto Natal caiu 14%, Recife baixou 17%, e Salvador -12%. A informação é da diretora de vendas da TAP em Portugal, Paula Canada, feita neste final de semana ao jornal especializado em turismo PressTur e divulgado através do portal do jornalista Ivonildo Lavor (www.ivonildolavor.com).

 

De acordo com a diretora de vendas, em relação às linhas do Brasil, as vendas no mercado português estão diminuindo somente para o Nordeste. Ela explica que as frequências do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Campinas e, mais recentemente Porto Alegre), estão aumentando de 4% para 78,5 mil flight coupons. Já em relação às capitais nordestinas há uma queda de 10% para 24,6 mil cupons aéreos.

 

O aumento no número de vendas de bilhetes com destino à Capital é impactado diretamente pelas fortes ações de promoção e marketing que a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) tem realizado para divulgar o Ceará nos países em que a companhia aérea opera.  Em 2010, a Setur realizou ações estratégicas de promoção do destino Ceará em parceria com TAP em vários eventos e feiras mundiais de turismo. Foram realizadas ações em em Lisboa, na BTL; em Madri, na Fitur; em Oslo, na Reiseliv; em Milão, na BIT; em Berlim, na ITB; em Moscou, na Leisure; em Paris, na Top Resa; em Rimini, na TTG; em Londres, na WTM, além de workshops em Amsterdã, Milão, Praga e Moscou; Road Show Entremares em Braga, Porto, Coimbra, Lisboa e Vila Moura; merchandising na Europa e projetos de intercâmbio entre o Ceará, Suíça e Espanha.

 

Em 2011, foram realizadas ações em Lisboa, na BTL, e em Madri, na Fitur, além da participação no Festival Cultural da Jornada Mundial de Juventude (Madri), e no Lançamento do Congresso da Apavt (Lisboa). Também foram realizadas divulgação de imagens do Ceará nos aeroportos de Portugal, Madri e Barcelona (1 mês em cada aeroporto) e merchandising compartilhados com a TAP em Lisboa, Madri, Barcelona, Alemanha, Holanda, França e Portugal. Estão previstas ações em em Berlim, na ITB; em Copenhagen, na Ferire; em Milão, na BIT; em Moscou, na Leisure; em Paris, na Top Resa; em Rimini, na TTG, e em Londres, na WTM.

25.08.2011

Assessoria de Comunicação da Setur
Carmen Ines Matos (+ 55 85 3101-4669 / 3101-4661 / 3101-4654 / ascom.setur@setur.ce.gov.br)
Twitter: @seturceara