Caucaia recebe novo equipamento para formação profissional, o IFCE

26 de agosto de 2011

A mais nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o campus avançado de Caucaia, será entregue oficialmente à comunidade nessa segunda-feira (29), às 10h30min, em solenidade com a presença do Governador do Estado, Cid Ferreira Gomes, do reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, do deputado federal Ariosto Holanda, do prefeito do município, Washington Luiz de Oliveira Góis, entre outras autoridades.

 

O campus avançado de Caucaia – que faz parte da segunda fase do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – atenderá à demanda de mão-de-obra especializada para acolher a necessidade do complexo industrial do porto do Pecém por meio da oferta de cursos de nível técnico em Eletroeletrônica, Metalurgia e Petroquímica. Na estrutura de campus avançado, Caucaia é administrado pelo campus de Maracanaú do IFCE.

 

O terreno tem uma área total de 4,7 hectares, com previsão de edificação em um hectare, que contempla 4 salas de aulas, 7 laboratórios, sala de videoconferência, biblioteca, sala de professores, auditório e quadra poliesportiva com vestiários feminino e masculino, com investimentos na ordem de R$ 2,9 milhões. Iniciarão, já no semestre que vem, os cursos técnicos de Eletroeletrônica (instrumentação) e de Metalurgia (mecânico montador). O curso técnico em Petroquímica iniciará em 2012.2.

 

Inaugurada no dia 29 de novembro de 2010, pelo então presidente Lula, no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, de forma virtual e simultaneamente com outros Institutos Federais do Brasil, a nova unidade teve sua primeira aula em 1º de agosto, dirigida a 400 estudantes da rede municipal que participam do pró-técnico, curso que visa preparar jovens interessados em ingressar na formação técnica e tecnológica.

 

Terceira fase

A expansão dos institutos federais já está em sua terceira fase, com anúncio feito, esse mês, pela presidenta Dilma Rousseff. A ampliação contemplou o Ceará com mais seis unidades dos IFs, que serão instaladas nos municípios de Acopiara, Boa Viagem, Horizonte, Itapipoca, Maranguape e Paracuru. Com isso, o Estado chega a 29 unidades do IFCE. Mais informações sobre os cursos de Caucaia devem ser obtidas por meio do telefone (85) 3878-6309. 

 

Serviço:

Entrega oficial do campus avançado de Caucaia

Data/hora: 29 de agosto (segunda-feira), às 10h30

Local: Rua 15 de outubro, s/n, bairro Pabussu, Caucaia/CE (atrás do novo fórum Desembargador Joaquim Olímpio da Silveira Carvalho)

 

Atendimento à imprensa:

* Entrevistas com reitor do IFCE: Jornalista Márlen Danúsia – cel.: (85) 8635.0858

* Entrevistas com coordenador de implantação do campus avançado de Caucaia: Rodrigo Freitas – fones.: (85) 8860-3601 / 9645-0151

 

26.08.2011

Assessoria de Comunicação da Reitoria do Instituto Federal do Ceará

Márlen Danúsia (85 3307.3626/3692 85 8635.0858 | marlen@ifce.edu.br)