Hospital César Cals realiza ações para comerciantes do Beco da Poeira

30 de agosto de 2011 - 13:17

O Hospital Geral Dr. César Cals, Unidade da Secretaria da Saúde do Estado, não restringe a gestão aos limites físicos do prédio. A partir desta quarta-feira (31), às 8 horas, fará o lançamento do programa “Saúde no Beco”, levando aos comerciantes e trabalhadores do Centro Municipal de Pequenos Negócios, o antigo Beco da Poeira ações de promoção e prevenção da saúde. Agora, uma vez por mês, terão orientações e serviços que ajudam na prevenção de doenças e agravos.

No Centro de Pequenos Negócios, que fica em frente ao hospital, no Centro de Fortaleza, serão abordados diferentes temas para melhorar a saúde e qualidade de vida, como como diabetes, hipertensão, saúde da mulher, saúde do homem, nutrição, qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho. De acordo com Thaís Gomes Falcão, enfermeira do programa, serão realizados serviços de medição da pressão arterial para evitar e controlar a hipertensão e teste rápido de glicemia para prevenir diabetes.

Para o diretor geral do Hospital César Cals, Valdy Ferreira de Menezes, o HGCC entende que além do papel da assistência aos pacientes, o hospital deve , enquanto vizinho do Centro de Pequenos Negócios, estreitar as relações e contribuir para saúde e bem estar das centenas de comerciantes e trabalhadores que ganham o sustento das famílias no Centro de Negócios. Há cerca de 1.500 comerciantes no antigo Beco da Poeira e 2 mil pessoas passam por lá diariamente.

No primeiro encontro, neste dia 31, será feita uma apresentação sobre o hospital, mostrar qual é a atuação de um hospital de assistência terciária, de alta complexidade. E aproveitando para informar como devem proceder em casos de urgências e marcação de consultas. Valdy Menezes conta que “na medida que estaremos informando e orientando sobre saúde, também estaremos contando com a ajuda dos permissionários e usuários do Beco da Poeira para a preservação e limpeza do entorno do hospital”.

Pressão arterial e glicemia

 

Quem circular pelo Centro de Negócios poderá medir a pressão arterial e fazer o teste rápido de glicemia, além de receber orientação sobre alimentação saudável e cuidados básicos com a saúde. Os serviços serão realizados por uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, técnicos de segurança do trabalho e educadores em saúde da Sesa ficarão à disposição para orientar e auxiliar nas dúvidas.

30.08.2011

Assessoria de Imprensa do HGCC

Wescley Jorge (85 3101.5422 – 5357 – 8828.7463)