Primeiro centro de produção de leite caprino será inaugurado nesta quarta (31)

30 de agosto de 2011

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) inaugura nesta  quarta-feira (31), o primeiro Centro Comunitário de Produção de Leite Caprino do Ceará. O evento acontecerá às 16 horas na comunidade Lagoa da Serra, com a presença da coordenadora Geral de Incentivo à Produção e Consumo de Leite do MDS, Zorilda Araújo, e do secretário da SDA, Nelson Martins.

 

Serão entregues também 48 kits de higienização de ordenha a 48 produtores de leite de cabra. Com investimento superior a R$ 34,6 mil, o equipamento já está em funcionamento, contemplando 48 produtores de leite caprino da Associação Comunitária Lagoa da Serra. Sendo o primeiro do Ceará nesta modalidade.

 

De acordo com a técnica do Programa Leite Fome Zero na SDA, Giseli Morais, o centro de produção de Banabuiú produz 2100 litros de leite caprino por semana e a expectativa é atingir 3 mil litros semanal. Giseli destacou que a ideia da SDA é apresentar o equipamento aos caprinocultores de outros municípios e fomentar a produção de leite caprino no Estado. “O Centro de Produção visa fortalecer a organização e produção dos caprinocultores”, frisou.

 

Na mesma data, Nelson Martins e Zorilda Araújo se reunirão com produtores e visitarão o ponto de distribuição de leite caprino em Quixeramobim e a unidade demonstrativa de produção do leite caprino dos produtores inseridos no Programa Leite Fome Zero, em Banabuiú.

 

Assessoria de Comunicação da SDA
Munique Freitas (munique.freitas@sda.ce.gov.br / (85) 3101.8105