Fiocruz lança em Fortaleza Chamada Pública para 100 vagas de Mestrado

31 de agosto de 2011 - 13:36

Para realizar o Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nacional, lança, em Fortaleza, a Chamada Pública para seleção do Mestrado, às 10 horas, desta quinta-feira (1º), quinta-feira, no Auditório Ciro Gomes, na Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, na Avenida Antonio Justa, 3161, Meireles. O mestrado é organizado em rede e já foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Serão ofertadas 100 vagas distribuídas em turmas das seguintes instituições: Fiocruz; Universidade Estadual do Ceará (Uece); Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) nasceu logo após a implantação do escritório da Fiocruz, no Ceará, quando foi promovido um diálogo entre as instituições da região, e foram identificadas áreas prioritárias de atuação, entre as quais a Atenção à Saúde da Família, componente estratégico da política atual do Ministério da Saúde. Dessa forma, em parceria com várias instituições  de ensino e serviço do nordeste brasileiro, criou-se, em 2010, a  Renasf. Esta rede tem como objetivos contribuir com a formação em saúde na perspectiva do desenvolvimento profissional da Estratégia em Saúde da Família; reforçar a relação das ações de formação com a gestão do trabalho em saúde; e fortalecer instâncias colegiadas para a articulação, o diálogo, a negociação e a pactuação interinstitucional, com vistas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Uma das atividades desenvolvida pela Renasf é a organização, em rede, do MPSF, voltado para profissionais portadores de diploma de curso de graduação, e que exerçam atividades de gestão, atenção ou ensino em serviço na Estratégia Saúde da Família. A solenidade de lançamento da Chamada Pública para seleção do MPSF vai contar com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, do  Reitor da Uece, professor Assis Araripe, de Secretários de Saúde dos Estados e Municípios beneficiados com vagas para as suas instituições, reitores das Universidades envolvidas, entre outros convidados.

31.08.2011

Assessoria de Comunicação da Uece
Fátima Serpa (fatima.serpa@uece.br / 3101.9605)