Unidade de AVC do HGF reduz 30% dos óbitos e 50% das sequelas

1 de setembro de 2011 - 12:34

A Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza, com menos de dois anos de funcionamento, reduz em 30% a mortalidade causada pela doença, que no último domingo (28) tirou o treinador do Vasco, Ricardo Gomes, da partida contra o Flamengo. A informação da redução do número de óbitos é do diretor da unidade, o neurologista João José de Carvalho. Ainda segundo ele, na Unidade de AVC do maior hospital do Ceará, em função da estrutura de assistência, com equipes preparadas e equipamentos de alta tecnologia, as sequelas provocadas pelo AVC são evitadas em 50% dos casos atendidos . Entre os modernos equipamentos, está o tomógrafo multi slice, que em apenas cinco segundos realiza o exame, garantindo rapidez e precisão no diagnóstico.

 

Além da estruturação da Unidade de AVC do HGF, João José de Carvalho destaca a prioridade dada pelo governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, aos pacientes acometidos pela doença que mais mata no Estado, com 4.208 óbitos registrados por ano, segundo o Núcleo de Informação e Análise em Saúde da Sesa. Uma vertente é o estudo epidemiológico realizado por meio de convênio com a Sociedade Israelita Brasileira Albert Einstein, de São Paulo. Com o estudo a Sesa tem o perfil completo dos pacientes, através da segmentação econômica e social dos fatores de risco da doença.

 

A atenção ao AVC no Ceará aparece na nova rede de assistência em construção nas diferentes regiões do Estado. “Até 2014 em todos os hospitais regionais haverá assistência especializada para os pacientes com AVC, evitando óbitos e incapacitações”, afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. E acrescenta: “não temos ações isoladas de atenção ao AVC. O Ceará tem um programa de AVC aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde. Isso significa que a população é assistida por uma política de Governo, com acompanhamento permanente”.

 

31.08.2011

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)