Portadores de deficiência das áreas de risco receberão apartamentos adaptados

2 de setembro de 2011

A Secretaria das Cidades prepara licitação para a construção de três residenciais com apartamentos adaptados a portadores de deficiência física com dificuldade de locomoção que moram em áreas de risco do rio Maranguapinho, em Fortaleza. Ao todo, 104 apartamentos serão adaptados para facilitar o acesso de cadeirantes. As famílias que têm portadores de deficiência já foram cadastradas pela Secretaria.

 

Os apartamentos adaptados possuem dimensões superiores aos comuns. A área interna passa de 44,46 m² para 47,69 m², as portas do banheiro e da entrada passam de 80 cm de largura para 90 cm e as paredes do banheiro recebem barras de apoio.

 

Os três residenciais irão oferecer, ao todo, 1974 apartamentos a famílias que hoje moram em áreas de risco às margens do rio Maranguapinho. Um investimento superior a R$ 62 milhões.

 

Segundo levantamento realizado em 2008 pela Secretaria das Cidades, 123 pessoas com deficiência com dificuldade de locomoção vivem em imóveis às margens do rio. Além desses três residenciais que serão licitados nos próximos meses, outros empreendimentos também serão adaptados.

 

Outra preocupação da Secretaria das Cidades é com a acomodação de famílias que possuem idosos. De acordo com levantamento da pasta, havia 1.150 idosos vivendo em uma das 51 áreas de risco do rio Maranguapinho. As famílias que possuem idosos têm preferência na realocação e recebem os apartamentos térreos ou são instaladas em residenciais horizontais. Cerca de 190 idosos já receberam novos lares.

 

Projeto Maranguapinho

 

Com um investimento total superior a R$ 810 milhões, o projeto Maranguapinho é um dos mais importantes projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Dividido em cinco grandes ações (dragagem, urbanização, habitação, barragem e esgotamento sanitário), o projeto deve atender, diretamente, 350 mil pessoas de Fortaleza, Maracanaú, Maranguape e Caucaia.

 

02.09.2011

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

Ana Cristina Cavalcante / Márcio Teles (85 3101.4462 – 8603.0369)

Twitter: @scidades