Semace multa 15 carros em Fortaleza e Aquiraz pela emissão de fumaça negra

5 de setembro de 2011

No período de 30 de agosto a 2 de setembro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), multou 15 veículos por estarem emitindo material particulado em excesso de seus escapamentos. As autuações ocorreram durante blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra nos municípios de Fortaleza e Aquiraz.

Na capital cearense, a fiscalização ocorreu nos três primeiros dias, com 263 automóveis vistoriados e dez multados. Na sexta-feira (2), em Aquiraz, a equipe da Semace monitorou a emissão de fumaça negra em 71 carros. Desses, cinco estavam fora dos padrões estabelecidos. O programa monitora veículos movidos a diesel que circulam com os motores desregulados, tais como ônibus, caminhões, caminhonetas e transportes alternativos.

A medição do índice de fumaça negra é feita através da escala de Ringelmann Reduzido, a qual é constituída de cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é multado.

De acordo com a Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace, os veículos irregulares têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da instituição para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício da redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 1.174 a R$ 4.696.

Malefícios

A grande quantidade de material particulado oriundo dos escapamentos dos carros pode acarretar doenças no aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima terrestre. A emissão de fumaça negra é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção.

Apoio

Em Fortaleza, a Semace contou com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) em Aquiraz.

 

05.09.2011

Assessoria de Imprensa da Semace
Fhilipe Augusto (fhilipe.augusto@semace.ce.gov.br / 85-3101.5554)
Twitter: @semace