Metrô de Fortaleza recebe visita de secretário dos Transportes de São Paulo

16 de setembro de 2011 - 19:19

Representantes do sistema de transportes metropolitanos de São Paulo vem ao Ceará para conhecer os projetos ferroviários, como as estações da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, e as construções do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), produzidos no Cariri. A comitiva é formada pelo secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes; o presidente do Metrô de São Paulo, Sérgio Avelleda; o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira e o presidente da Empresa Metropolitana de  Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes. A visita inicia-se a partir das 8h30min, segunda-feira (19), na estação São Benedito.

O grupo será recebido pelo secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, e pelo presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor, Rômulo Fortes. A visita permitirá que as autoridades conheçam uma das estações mais adiantadas da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. A Estação de São Benedito é uma das quatro subterrâneas do sistema que conta ao todo com 20 estações. A Linha Sul vai ligar o centro de Fortaleza até o município de Pacatuba, na Região Metropolitana, ao longo de 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.

A comitiva também veio ao Ceará para conhecer os veículos leves sobre trilhos (VLT), fabricados pela Empresa Bom Sinal, que tem sede em Barbalha. Os VLTs estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. A fabricação das composições no Ceará pela empresa Bom Sinal estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970. Atualmente, a empresa está recebendo encomendas de VLTs de outros Estados.

Em Fortaleza, os visitantes vão até a Estação Virgílio Távora conhecer um dos VLTs que vão rodar no Ramal Parangaba Mucuripe, projeto que está sendo implantado para a Copa do Mundo de 2014. No sistema haverá seis composições de quatro carros a tração diesel hidráulica. De lá, o grupo segue para o Cariri para visitar o sistema que liga Juazeiro do Norte ao Crato ao longo de 13,6 quilômetros. O Metrô do Cariri é o primeiro serviço de transporte ferroviário operado com VLT do Nordeste. O serviço funciona desde dezembro de 2009 no Ceará. Este ano, o Metrô do Cariri foi o vencedor pelo júri popular do Prêmio  
GreenBest 2011, na categoria Transporte, que reconhece as empresas que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis.

SERVIÇO

Dia 19/09/2011
A visita começa às 8h30min na Estação São Benedito.
A estação fica atrás da Igreja de São Benedito, entre as avenidas  
Tristão Gonçalves e Imperador.

 

16.09.2011

Assessoria de Imprensa da Seinfra e Metrofor
Marcos Cavalcante /Viviane Lima