Sejus promove semana de atividades de enfrentamento ao tráfico de pessoas

16 de setembro de 2011 - 19:24

Dia 23 de setembro é o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. O Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, prepara ampla programação de 19 a 23 de setembro com blitz educativa na Beira Mar e Aeroporto, cineclube no Dragão do Mar, mesa redonda e palestras.
A semana inicia no dia 19 de setembro, às 14 horas, com a mesa redonda “O Tráfico de mulheres e crianças no Ceará”, no auditório da Secretaria da Justiça, que será aberta pela secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, bem como autoridades estaduais que trabalham no combate ao tráfico de pessoas. Tem assento na mesa a Dra. Nilce Cunha (Procuradora da Procuradoria da República do Ceará), Dr. Thomas Vlasak (Delegado da Polícia Federal), Dr. Carlos Eduardo Paz (Defensor Geral da Defensoria Publica da União/CE) e Dra. Vanja Fontenele (procuradora de Justiça) e Dra. Renna Gomes (Delegada Titutar da Delegacia da Mulher).

A programação segue com plenária no Centro Cultural Bom Jardim na terça (20)  para discussão de propostas para o II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Também na terça-feira, haverá distribuição de material educativo no Aeroporto Pinto Martins. Na quarta, dia 21, o auditório do Centro Dragão do Mar exibe o filme “Para sempre Lilya” (Suécia/Dinamarca, 2002 – 109min) que conta a história de uma adolescente que se vê abandonada pela família e pelos amigos, e que, devido a uma sequência de traições e de desilusões, cambaleia continuamente no caminho da felicidade. Para Lilya, a felicidade é fora dali, noutro lugar, noutro país. Se ali é o Inferno, sair dali só poderia ser o Paraíso.

No dia 22, um dos destaques da programação é a reunião para a criação do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ceará. Será papel do Comitê, formado por diversos órgãos colegiados, a criação do  Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. E no dia 23, Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, uma blitz percorre a beira-mar.

Para a secretária e defensora pública Mariana Lobo, o ano tem sido salutar para desenvolver o trabalho preventivo e enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. “Um dos objetivos deste corpo técnico que o Estado disponibiliza é dar assistência social, psicológica, jurídica às vítimas, trabalhando principalmente na prevenção. Em 2011, nós inauguramos o Posto Avançado de Atendimento ao Migrante no aeroporto, viajamos ao interior promovendo capacitações e promovemos recentemente uma audiência pública, culminando nesta I Semana de Mobilização contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. Todas estas ações integram a campanha que o Governo do Estado lançou que esclarece as pessoas sobre esta prática criminosa apontada como a terceira mais rentável no mundo”.

No Ceará – O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado do Ceará é uma entidade vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) e funciona na Rua Tenente Benévolo, 1055, com horário de atendimento de segunda a sexta, de 8 horas às 17 horas. Em 2011, a Sejus inaugurou o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, no Aeroporto Pinto Martins, que amplia o atendimento para os brasileiros inadmitidos e deportados, vítimas ou não do tráfico de pessoas, nos desembarques e embarques domésticos e internacionais, inclusive nos fins de semana.

Por meio do NETP, a Sejus garante a orientação e o atendimento adequado às vítimas e seus familiares, promovendo a sensibilização e formação de autoridades e operadores do direito sobre o tráfico de pessoas. “O Ceará tem papel importante na prevenção e enfrentamento da questão, sobretudo agora que nos aproximamos da Copa do Mundo e precisamos deixar a população ciente desta prática”, informa a secretária sobre as ações ampliam a participação e mobilização da sociedade.

O Ceará tem um telefone para denúncias: (85) 3454-2199. As denuncias podem ser feitas anonimamente. 

 

16.09.2011

Assessoria de Comunicação da Sejus
Bianca Felippsen
(85) 3101-2862 e 8878-8464
www.sejus.ce.gov.br