Programa Fumaça Negra realiza blitze no Cariri

19 de setembro de 2011 - 17:33

De 13 a 15 de setembro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou blitze do programa Fumaça Negra nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Durante os três dias de operação, foram vistoriados 352 veículos movidos à diesel como ônibus, caminhões e transportes alternativos. Desses, oito foram multados por apresentarem emissão de fumaça preta superior ao tolerado pela legislação vigente. Todas as blitze aconteceram com o apoio dos respectivos Departamentos Municipais de Trânsito (Demutran).

 

A medição do índice de fumaça negra é feita através da escala de Ringelmann Reduzido, a qual é constituída de cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é multado. No Crato, a fiscalização aconteceu com a participação da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) na avenida Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, no bairro Seminário, sendo constatado, entre os 120 veículos vistoriados, apenas um fora dos padrões. Em Juazeiro, a blitz ocorreu na avenida Padre Cícero, no bairro São José, onde foram abordados 142 carros, sendo quatro multados. Na cidade de Barbalha, contemplada no último dia de operação, 110 veículos foram fiscalizados e três autuados. Nesse município, ação contou ainda com o respaldo da secretária de meio ambiente local, Polyana Coimbra, que prestigiou a blitz realizada na avenida Leão Sampaio, Centro.

 

De acordo com a Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace, os veículos irregulares têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da instituição para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício da redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 1.174 a R$ 4.696.

 

19.09.2011

Assessoria de Comunicação da Semace

Luanna Patrícia (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)