Policiais do Ronda recebem capacitação para o enfrentamento à violência contra a mulher

20 de setembro de 2011 - 17:39

“Atuação da Polícia Ostensiva no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher”. Este foi o tema abordado pelos promotores Valeska Nedehf do Vale e Anílton Mendes de Sá Diniz em palestra para 100 policiais do Programa Ronda do Quarteirão nesta terça-feira (20). Também participaram do evento, que visa capacitar os PMs sobre a “Lei Maria da Penha” em seus mais variados aspectos, a titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Rena Gomes, e o comandante do Batalhão Comunitário (BPCom), Ten. Coronel Gomes Filho.

 

“É muito importante essa parceria da SSPDS com Ministério Público”, ressalta a delegada Rena Gomes. Segundo ela, o titular da SSPDS atendeu prontamente a solicitação do MP e deu todo o apoio para a realização do evento. “Aqui estamos unindo elos importantes dessa cadeia de combate à violência de gênero: Polícia Militar (através do Ronda do Quarteirão), Polícia Civil e Ministério Público Estadual”, comemora a  delegada.

 

Para o Ten. Coronel Gomes Filho, comandante do Ronda do Quarteirão, a capacitação se reverte ainda mais de importância por se tratar de uma lei (Maria da Penha) muito nova e complexa. “Por seu caráter comunitário, de proximidade com a comunidade, geralmente é o policial do Ronda quem faz esse primeiro atendimento em casos de violência doméstica contra a mulher. Por isso também a importância desse nivelamento, destaca.

 

A palestra foi assistida por oficiais, graduados e policiais que estão diuturnamente nas ruas. “Esses homens e mulheres serão multiplicadores dessas informações”, afirmou Gomes Filho. O comandante disse ainda que pretende repetir esse tipo de evento para novas turmas, inclusive com efetivo do Ronda do Quarteirão do interior do Estado.

 

Promotores destacam caráter comunitário

 

A proximidade dos policiais do Ronda do quarteirão com a população foi destaca pelos promotores do Núcleo de Gênero Pró-Mulher de Fortaleza,  Valeska Nedehf do Vale e Anílton Mendes de Sá Diniz. “Sentimos a necessidade premente de mantermos contatos com os policiais que fazem o Programa Ronda do Quarteirão, que são aqueles que geralmente chegam em primeiro lugar nos locais de crime e que são acionados em primeira mão para o atendimento ás inúmeras ocorrências policiais”, destacam os promotores no material cartilha distribuída durante o evento.

 

“Decidimos manter contato com o secretário de Segurança Pública, Francisco Bezerra, que gentilmente nos recebeu e ofereceu seus préstimos em colaborar com o que fosse necessário”, destacam os promotores.  “O secretário aceitou prontamente a nossa idéia de, juntamente com a delegada da Mulher, Rena Gomes, elaborarmos um brevíssimo curso sobre a atuação da Polícia Ostensiva no Combate à Violência Doméstica Contra a Mulher”.

 

20.09.2011

Assessoria de Comunicação da SSPDS

Henrique Silvestre (ascom@sspds.ce.gov.br / 85 3101.6517 – 6518)

Twitter: @sspdsce