Seminário treina profissionais para controle da tuberculose

20 de setembro de 2011 - 13:39

A Secretaria de Saúde do Ceará, por intermédio da Escola de Saúde Pública do Ceará, realiza, nos dias 22 e 23 de outubro, o Seminário de Manejo Clínico da Tuberculose, no Hotel Mareiro, em Fortaleza. O evento é uma iniciativa do Programa de Controle da Tuberculose da Sesa e do Ministério da Saúde. O seminário tem coordenação conjunta do Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde e Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa.  As inscrições prosseguem até o dia 23 de setembro e as vagas ofertadas contemplam as 21 Coordenadoria Regionais de Saúde (Cres) e foram distribuídas 21 vagas para técnicos das Cres, 30 vagas para Fortaleza e o restante para os municípios sede das Cres.

Esse será o  segundo seminário que acontece em 2011 sobre o tema (o primeiro foi em maio) – tem como objetivo instrumentalizar profissionais de saúde nas novas recomendações para o controle da tuberculose no Ceará. Utiliza uma metodologia diferenciada onde é disponibilizado aos participantes aparelhos de votação instantânea, o Power Vote, que permite, ao longo da exposição interativa, testes e apresentação de casos clínicos com a participação da turma. Em tempo real, o programa de Resposta Automática já avalia cada participante com o propósito de esclarecer possíveis dúvidas sobre os assuntos abordados.

Reconhecida como uma emergência global pela Organização Mundial de Saúde, a tuberculose é considerada prioridade pelo governo brasileiro desde 2003. É uma das doenças infecciosas que mais mata em todo o mundo e a principal causa de mortalidade entre pessoas infectadas pelo HIV. O Brasil ainda têm elevadas taxas de incidência e de mortalidade por tuberculose, ocupando o 18º lugar em número absoluto de casos. No Ceará em 2010, foram notificados 3430 mil casos novos correspondendo uma taxa de incidência de 40,1 por 100 mil habitantes e uma taxa de mortalidade de 3 por 100 mil habitantes.

20.09.2011

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE
Marcos Saudade / Jair Melo (85) 3101.1412 / 3101.1400
Twitter: twitter.com/espce