Cid Gomes confere entrega de título honoris causa a Lula

27 de setembro de 2011 - 21:15

O governador Cid Gomes conferiu nesta terça-feira (27) a homenagem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu do Instituto de Ciências Políticas, em Paris. Lula foi agraciado com  o título de doutor Honoris Causa em cerimônia na sede universitária, na presença de convidados especiais e professores do instituto de altos estudos, que a cada ano conta com mais de 130 estudantes brasileiros. Cid foi convidado pelo ex-presidente para a solenidade.

 

Cid Gomes definiu o momento como especial e demonstra o reconhecimento internacional ao ex-presidente Lula. Durante o mandato de Lula, o Ceará e o Nordeste brasileiro receberam grandes investimentos e começaram a ser implantados projetos sonhados por várias gerações, como a Transposição do São Francisco, Transnordestina, siderúrgica e refinaria.

 

Esse foi o sétimo título doutor honoris causa recebido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O título foi entregue em homenagem à sua “contribuição para o desenvolvimento econômico e social de seu país”. O auditório da universidade estava lotado, entre estudantes e personalidades políticas. Em seu discurso, Lula destacou que durante seu governo buscou tirar da pobreza extrema 28 milhões de pessoas, criou 16 milhões de empregos e fez com que “os pobres passassem a ser tratados como cidadãos” pela primeira vez.

 

“Pertenço a uma geração que acreditou muito que era possível”, afirmou Lula, antes de confessar que talvez tenha sido por “orgulho de classe” que quis “demonstrar que um metalúrgico sem diploma universitário podia fazer mais do que a elite política do Brasil”. O ex-presidente do Brasil foi a primeira personalidade latino-americana a receber o título desde a fundação do instituto, em 1871.

 

27.09.2011

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)