Comemoração do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência será nesta quarta

27 de setembro de 2011

O Governo do Estado através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza nesta quarta-feira (28), a partir das 8 horas, uma manhã de integração com crianças e adolescentes dos ABCs, CIPs, Circos Escolas e Espaço Viva Gente. O evento, que este ano traz o tema “Nem todos nascem iguais. Isso faz diferença para você?”, é alusivo ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em todo o País no dia 21 de setembro.

 

Como parte da programação, o público poderá participar de uma vivência orientada pelos técnicos da Célula de Diversidade e Acessibilidade da STDS: pessoas sem deficiência terão a oportunidade de experimentar um pouco da forma como as pessoas com deficiência interagem com a sociedade. Estarão disponíveis para os participantes, ainda, as cartilhas Interação na Vida da Pessoa com Deficiência e Tecendo experiências voltadas à Pessoa Idosa e com Deficiência nos Municípios Cearenses.

 

As Cartilhas

Elaborada pela STDS, a cartilha Interação na Vida da Pessoa com Deficiência reúne informações sobre as diversas tipologias de deficiência, suas definições e características, assim como orientações sobre as formas de tratamento, adequadas ou inadequadas. O manual traz também a legislação que regulamenta a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e as ações do Governo do Estado voltadas para a assistência do segmento. Já o catálogo Tecendo experiências voltadas à Pessoa Idosa e com Deficiência nos Municípios Cearenses apresenta resultados das ações desenvolvidas com financiamento

 

Trabalho acessível

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social apresenta resultados também na área de geração de trabalho e renda. Por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), colocou, só no período de 2007 a 2010, 7.056 pessoas com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho.

 

Serviço

Data: 28 de setembro (quarta-feira)

Horário: 8 horas

Local: Complexo ABC e Circo Escola Palmeiras – Rua Castelo de Castro, 2.100, Conjunto Palmeiras

 

27.09.2011

 

Assessoria de Comunicação da STDS

Carlos Eugênio Saraiva (imprensa@stds.ce.gov.br | 85 9987.0400 / 85 3101.2089 / 2099

Twitter: www.twitter.com/stdsonline