Morada Nova receberá 79ª Escola Profissional do Ceará

3 de outubro de 2011 - 14:22

O governador Cid Gomes e a secretária da Educação Izolda Cela inauguram nesta segunda-feira (3), às 19h30min, a Escola Estadual de Educação Profissional Osmira Eduardo de Castro, em Morada Nova, região jaguaribana. Com capacidade para atender 540 alunos, em tempo integral, das 7 horas às 17 horas, a unidade de ensino recebeu investimentos do Tesouro do Estado, no valor de R$ 8,5 milhões.

 

Esta é a quarta escola de educação profissional a fazer parte da 10ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), sediada em Russas. Na EEEP Osmira Eduardo de Castro, os alunos poderão optar entre os cursos de mecânica, carpintaria, finanças e agroindústria, ao mesmo tempo em que fazem o Ensino Médio. Para a oferta em cada município, a Secretaria da Educação (Seduc) considera a vocação econômica da região.

 

O espaço construído é de 4,5 mil metros quadrado com 12 salas de aulas, auditório para 200 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Estudantes e professores terão ainda Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. A comunidade contará também com um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. A construção da EEEP Osmira Eduardo de Castro segue o padrão estabelecido pelo MEC para escolas profissionais e foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

 

As Escolas Estaduais de Educação Profissional começaram a ser implantadas, pelo Governo do Estado, em 2008, com o compromisso de promover a articulação do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho. A ideia é ofertar ao jovem cearense uma habilitação profissional técnica e uma vivência de cidadania, além do protagonismo juvenil. Nessa modalidade de ensino, o estudante também tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado.

 

A rede estadual cearense conta com 78 unidades na capital e no interior, com o atendimento de 26 mil jovens. Estão estruturadas em 44 cursos técnicos com três anos de duração. Os alunos fazem três refeições diárias, recebem livros didáticos e técnicos, apoio permanente à aprendizagem e à formação. As EEEPs contam ainda com um ônibus com capacidade para 32 pessoas, o que contribui para fortalecimento das ações pedagógicas.

 

Serviço:

 

Inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional Osmira Eduardo de Castro
Data: 03/10/2011
Horário: 19h30min
Endereço: Av. Aluízio Gonzaga s/n – Dois de Agosto

Município: Morada Nova

 

03.10.2011 

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)