Nutec faz “check up” de veículos em 10 minutos

5 de outubro de 2011 - 14:40

Finalizada a fase de testes com os novos equipamentos, o Laboratório de Inspeção Veicular- LISV da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial  do Ceará (Nutec), através da Secretaria de Ciência Tecnologia e Educação Superior (Secitece), possibilita aos proprietários de veículos de pequeno, médio e grande porte a inspeção computadorizada que diagnostica as condições de trafegabilidade dos veículos,  suas características e se apresentam algum tipo de adulteração.

A inspeção é realizada em três etapas: A análise de emissões verifica a quantidade de gases e os índices de fumaça emitidos assim como o decibelímetro mede se o nível de ruídos está de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A análise visual é promovida para  certificar o sistema de iluminação e sinalização, dentre outros. Para  garantir a segurança do veículo são avaliados o alinhamento das rodas,  que evita o desgaste dos pneus; o sistema de suspensão, que promove o  equilíbrio do veículo; e, finalmente, na pista específica para testes  poderá ser realizada a análise do sistema de frenagem de carros e motos.

Oferecendo maior segurança aos proprietários e compradores de  veículos, impossibilitando o risco de fraudes, o Laboratório de  Inspeção Veicular do Nutec é capaz de enviar os resultados em tempo  real ao Departamento Nacional de Transito (Denatran), através de uma  unidade de gestão de certificados que possui um sistema de captura de  imagem do serviço com câmeras que controlam os veículos inspecionados   em um banco de dados, gerando maior confiabilidade até para quem  pretende vender o veículo, pois a procedência  pode ser comprovada.

As Inspeções Técnicas Veiculares estão de acordo com as normas da ABNT  14040 e a equipe do LISV foi treinada no Serviço Nacional de  Aprendizagem Industrial- SENAI de São Paulo de acordo com as Normas de  Trânsito Brasileira. Os preços das inspeções variam de R$ 100,00 (cem  reais) a R$ 200,00 (duzentos reais) dependendo do porte do veículo.

Serviços de inspeção, avaliação, laudos, diagnósticos e pareceres,  envolvendo veículos automotivos e equipamentos complementares podem  ser agendadas na Rua Professor Rômulo Proença s/n- Campus do Pici ou  na Central de Atendimento do Nutec no número (85)31012446.

05.10.2011

Assessoria de Comunicação e Marketing do Nutec
Arinne Oliveira (arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br / 85 31016925/ 87322056)