Exposição no Dragão do Mar traz peças da Civilização Maia

6 de outubro de 2011

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre nesta sexta-feira (7) a exposição Rota Maya, em que exibirá réplicas e peças genuínas retiradas de sítios arqueológicos de cinco países: México, Belize, Guatemala, Honduras e El Salvador. A exposição ficará aberta para visitas até o dia 30 de outubro, das 9 horas às 19 horas, de terça a quinta, e das 14 horas às 21 horas, de sexta a domingo.

 

Composta por mais de 140 peças, entre máscaras, frascos de perfumaria, pratos comemorativos, jarros, estatuetas e urnas funerárias, a exposição aproxima a trajetória deste povo milenar às perspectivas dos dias atuais. As peças mostram um pouco dos hábitos da cultura da civilização Maia ao retratar cenas de príncipes, carregadores, animais – valorizando poder e força-, além de demonstrar a religiosidade Maia através de esculturas de deuses da fertilidade – representando fenômenos da natureza, como a chuva e o trovão.

 

Cultura e Civilização Maia

 

A civilização Maia é marcada pelo alto grau de sofisticação de sua língua e de sua escrita, além de conhecimentos avançados em arquitetura, matemática e sistemas astronômicos. No seu auge, era uma das mais densamente povoadas e culturalmente dinâmicas sociedades do mundo.

 

A influência dos maias pode ser detectada em países como Honduras, Guatemala, El Salvador e na região central do México. Os povos maias nunca desapareceram, mesmo com a chegada dos conquistadores espanhóis. Hoje, os maias e seus descendentes formam populações consideráveis em toda a área antiga maia e mantém um conjunto distinto de tradições e crenças que são o resultado da fusão das ideologias pré-colombianas e pós-conquista (e estruturado pela aprovação quase total do catolicismo romano).

 

Parceria

 

A exposição é uma parceria entre o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Câmera de Comércio El Salvador Brasil, criada há 11 anos com o intuito de promover o Comércio, a Indústria, o turismo e a Cultura Salvadorenha.

Serviço: Exposição Rota Maya – Visitação de 07 a 30 de outubro no Espaço Multiuso do Centro Dragão do Mar. De terça a quinta, das 9 horas às 19 horas (acesso até às 18h30min) e sexta a domingo, das 14 horas às 21 horas (acesso até às 20h30min). Acesso livre.

 

06.10.2011

Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC

Dalviane Pires (dal.pires@gmail / (85) 3488.8625
(85) 8733.8829
@_dragaodomar
www.facebook.com/dragaodomar