Semana da Computação 2011 discute computação ágil e mercado de trabalho

14 de outubro de 2011 - 13:56

A oitava edição da Semana da Computação começa nesta segunda-feira (17) na Universidade Estadual do Ceará (UECE). O evento, promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Computação, acontece até sexta-feira (21) no Auditório Central da UECE, no Campus do Itaperi. Com o tema  “Computação Ágil”, alunos, professores, profissionais de computação, áreas afins de diferentes Universidades, Faculdades e interessados no assunto terão a oportunidade de debater sobre a formação de profissionais para o mercado de trabalho na área.

A Semana da Computação 2011 contará com palestras, simpósios, mini-cursos, maratona de programação e campeonato. Os temas a serem abordados estimulam leituras críticas e, por  conseguinte, técnicas para leigos, curiosos, estudiosos e profissionais da Computação. Uma mostra disso pode ser constatada através da sociedade, pelo uso constante das novas tecnologias, cujo universo tecnológico ultrapassa seus limites, inovando-se a cada instante.

Para um dos coordenadores do evento, Paulo Franco, o cenário da computação atualiza-se constantemente e essa área do conhecimento, configura-se como uma ciência que produz instrumentos de socialização da informação. “Todos os dias surgem novas tecnologias que auxiliam empresas do mundo todo nos seus mais diferentes serviços. Além disso, o processo de desenvolvimento de software sofreu diversas alterações ao longo dos anos, tornando-se mais rápido e prático. Essas mudanças explicitam a necessidade de que os profissionais da computação estejam sempre atualizados, perante esse ágil ramo do conhecimento”, ressalta Paulo Franco.

 

Semana da Computação 2011

 

A Semana da Computação da UECE afirma-se como um evento promovido pelo curso de Ciências da Computação a fim de socializar novas tecnologias, linhas de pesquisa e todo saber acadêmico presente no curso. Dessa forma, entende-se que é necessário discutir o papel da computação como  
ciência e sua participação no processo de difusão das novas tecnologias requeridas pela  globalização por que passa a sociedade contemporânea.

 

Dentro dessa realidade, o PET Computação da Uece vem através do seu principal projeto de extensão, a SECOMP, difundir as tecnologias presentes nos diversos ramos da sociedade e abordar as tendências do processo de desenvolvimento ágil de software para o mercado de trabalho.

 

14.10.2011

Assessoria de Imprensa da Uece

Fátima Serpa (fatima.serpa@uece.ce.gov.br / 85 3101.9605)