Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa nesta segunda-feira (17)

17 de outubro de 2011 - 14:15

Fortaleza será palco de dois eventos que irão reunir pesquisadores e população em geral em torno das discussões sobre “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. O I Fórum e Exposição “Ceará Faz Ciência” terão início nesta segunda-feira (17/10), às 17 horas, no auditório do Planetário do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema).

 

Os dois eventos serão realizados pelo Governo do Estado, por mio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), e integram as atividades estaduais na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Ao todo, são mais de 900 ações, que dão ao Ceará o 1º lugar do Nordeste e o 5º no Brasil em atividades cadastradas.

 

A abertura será feita pelo secretário da Secitece, René Barreira, e contará com a presença do meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT) Marcos Barbosa Sanches, que irá ministrar a palestra magna com tema “Os desafios da Ciência e o papel de cada um frente às transformações do clima”, às 17 horas.

 

Na abertura, será prestada homenagem ao pesquisador cearense Expedito Parente, falecido em setembro. Parente ficou conhecido como o pai do Biodiesel, e muito contribuiu para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

 

FÓRUM – Na programação do I Fórum “Ceará Faz Ciência”, especialistas irão tratar das estratégias de enfrentamento das mudanças climáticas e discutir formas de prevenção dos riscos decorrentes dos desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.

 

No dia 18, partir das 9h, as atividades serão retomadas com as seguintes palestras: “Onda gigante no litoral brasileiro. É possível?”, com o prof. Francisco Brandão, chefe do Laboratório de Sismologia da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, e “As quatro estações do ano no Ceará: perceba suas interferências na fisiologia e no meio ambiente”, ministrada por Dermeval Carneiro, prof. de Física e Astronomia, presidente da Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia e diretor do Planetário Rubens de Azevedo – Dragão do Mar.

 

No período da tarde, a partir das 14h30, será a vez da palestra “Desastres Naturais: como prevenir e atuar em situações de risco”, com o Tenente Coronel Leandro Silva Nogueira, secretário Executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Para finalizar o Fórum, a engenheira agrônoma do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Sonia Barreto Perdigão, ministrará palestra sobre “Mudanças Climáticas e Desertificação no Ceará”, às 16h30.

 

EXPOSIÇÃO – Ainda no Dragão do Mar, a Secitece realizará a I Exposição “Ceará Faz Ciência”, também com foco no tema da Semana. O evento acontecerá no Espaço Mix, de 17 a 23 de outubro, e é destinado a crianças, jovens e adultos. Os projetos escolhidos para a exposição visam despertar a curiosidade da população, em especial crianças e jovens.

 

Dentre as atividades presentes estarão as oficinas “Como fazer um pluviômetro caseiro”, realizada pela Defesa Civil do Estado, e “PH do Planeta e experimentos virtuais”, feita pelo Dragão do Mar, que também promoverá observação solar e lançamento de foguete. No Planetário, haverá sessões especiais gratuitas com os temas “ABC do Sistema Solar” e “Origens da Vida”.

 

O projeto Ciência Itinerante, parceria entre CNPq e Secitece, convidará os visitantes a fazerem experimentos nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação. A exposição contará ainda com lounges da da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) e da Funceme, onde os visitantes poderão conhecer como funciona uma usina de Biodiesel e uma estação para coleta de dados meteorológicos.

 

Ainda na exposição, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) exibirá vídeos científicos com os temas “Geopark Araripe – Lugar onde nasce o dia” e “Venceram as flores, venceu a beleza”, este que trata da Teoria da Deriva Continental, que explica a separação dos continentes África e América do Sul. Será realizada também a Mostra de Vídeos Ver Ciência, com as sessões: Mudanças Climáticas, Desastres Naturais, Conhecendo e Prevenindo Riscos, Ano Internacional da Química e Evolução e Biodiversidade

 

A exposição é gratuita e contará com atividades exclusivas para as crianças, como contação de histórias e pintura, feitas pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e pelo projeto Crutsana e os Defensores da Natureza.

 

A SEMANA – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada em todo Brasil de 17 a 23 de outubro e terá como tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No Ceará, a Semana é coordenada pela Secitece.

 

Mais informações:

(85) 3101-6407 | 3488-8639 | 8724-2435

www.sct.ce.gov.br17.10.2011

 

17.10.2011

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece

Cynthia Pinheiro Cardoso – 85 3101.6466/6469

@Secitece