Especialização da Saúde do Trabalhador inicia novo módulo

18 de outubro de 2011 - 13:38

A Atenção Integral à Saúde do Trabalhador é o tema do Módulo V do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador, promovido pela Secretaria da Saúde do Ceará, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará. O módulo é composto por quatro unidades. Na Unidade II, que acontece no dia 19 a 21 de outubro, serão debatidas as Técnicas e Instrumentos de Abordagem dos Agravos Relacionados ao Trabalho I. Essa unidade habilitará aos alunos a aplicarem as estratégias, métodos, instrumentos e técnicas de abordagem dos agravos para a realização das ações de Atenção Integral em Saúde do Trabalhador. A coordenação do curso é do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da ESP-CE.

 

O novo Módulo tem como objetivos: utilizar técnicas e instrumentos para a abordagem dos principais agravos relacionados ao trabalho; identificar meios e instrumentos de diagnóstico e tratamento dos agravos relacionados ao trabalho (Transtornos Mentais e do comportamento Relacionados ao Trabalho, Lesões por Esforços Repetitivos/Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho e Dermatoses Ocupacionais); Reconhecer formas (estratégias) de recuperação e reabilitação da saúde do trabalhador;Compreender os protocolos de atenção à saúde do trabalhador;Aplicar instrumentos de notificação dos agravos relacionados ao trabalho.

 

Como o universo de agravos relacionados ao trabalho é muito extenso, a expectativa é a de que os alunos sejam fortalecidos ao se qualificarem e se sintam mais seguros para a abordagem aos trabalhadores e que estejam sensibilizados e convencidos da importância do acompanhamento cotidiano dos agravos relacionados ao trabalho e do papel fundamental que podem desempenhar no cenário de saúde do trabalhador, contribuindo para que os cidadãos possam trabalhar e viver com saúde.

 

A finalidade da Especialização é contribuir para a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A Rede compõe ações de assistência ao trabalhador na atenção primária, secundária e terciária, bem como ações de vigilância da saúde do trabalhador. Do curso, participam profissionais do sistema de saúde inseridos no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) – estadual e regional – na vigilância da saúde, Rede Sentinela e na atenção básica de saúde.

 

18.10.2011

Assessoria de Comunicação da ESP-CE
Marcos Saudade / Jair Melo
Twitter: twitter.com/espce
Fone/Fax: (85) 3101.1412 / 3101.1400