Governador entrega 336 apartamentos a famílias que viviam em áreas de risco

18 de outubro de 2011 - 17:33

O sonho de ter uma casa própria se tornou realidade nesta terça-feira (18) para 336 famílias que viviam às margens do Rio Maranguapinho. A dona de casa Antônia Almerinda Gomes é uma das moradoras do Residencial Juraci Magalhães, um dos 13 residenciais construídos pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, que vai abrigar as famílias que viviam em áreas de risco à margem do Maranguapinho. Feliz por ter recebido das mãos do próprio Governador a chave da sua nova casa, Almerinda Gomes fez questão de agradecer pessoalmente a Cid Gomes. “Estou tão feliz. A nossa moradia é maravilhosa. Depois de 19 anos morando próximo ao Maranguapinho, sei que com esse apartamento não vou mais sofrer com as enchentes. Por isso quero agradecer primeiro a Deus, depois ao Governador por isso, se não hoje a gente tava morando dentro do rio”, agradeceu a dona de casa.

 

Cid Gomes também se emocionou ao fazer a entregas das chaves, e na ocasião lembrou que muitas famílias ali, pela primeira vez, tem uma residência digna para morar. “É uma alegria começar o dia inaugurando uma obra como essa. Só quem vive de fato o sofrimento de morar em uma casa improvisada, na beira de um rio, sabe o que o dia de hoje representa. Essa era a realidade de mais de mais 9 mil famílias e juntos, o Governo Estadual e Federal, sensíveis a isso está fazendo a maior intervenção urbana da história do Ceará”, destacou Cid. No Projeto Rio Maranguapinho serão investidos mais de R$ 800 milhões, e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

Juraci3

 

O Projeto citado pelo Governador, prevê ainda a construção de uma Barragem, Dragagem do Rio, Urbanização das Margens do Maranguapinho e realocação de 9.422 famílias que residiam em suas proximidades. Só na construção dos apartamentos do Juraci Magalhães, foi investido o montante de R$ 11 milhões. Cada apartamento conta com dois quartos, cozinha, sala e banheiro, além de energia elétrica, água encanada e esgotamento sanitário. O Residencial, que é composto por 28 blocos de apartamentos, cada um com três andares, também conta com um área de lazer e ruas pavimentadas. “O Governo também está tendo o cuidado na realocação das famílias, para que elas fiquem próximas aos antigos vizinhos, do trabalho e da escola das crianças”, lembrou Cid Gomes. O Residencial foi construído no bairro Canindezinho, e vai abrigar famílias que viviam no bairro Jardim Fluminense e adjacências.

 

O Governador também aproveitou a oportunidade para explicar as etapas do Projeto. Segundo Cid Gomes, a Barragem é uma das primeiras etapas iniciadas e vai conter as cheias do Maranguapinho durante o inverno, e no verão toda água limpa que for acumulada vai perenizar o Rio “Além dessa  Barragem e das Habitações, o Projeto também prevê a Dragagem do Rio. Todo o lixo acumulado será removido, o Maranguapinho também será aprofundado e recuperado. Suas margens também serão urbanizadas, por que precisamos dá condições as crianças e aos jovens de terem um espaço de lazer. Ao longo do Rio serão construídas quadras esportivas, academia e pista de skate. A última etapa são as obras de esgotamento sanitário, para que a água suja não chegue mais ao Rio. Esse é um projeto com começo, meio e fim.”, destacou Cid Gomes.

 

Juraci4

 

O secretário das Cidades, Camilo Santana, aproveitou a ocasião para anunciar a inauguração de outras etapas do Projeto. “Muitos que estão aqui hoje viviam em uma situação indigna, e agora tem uma casa para morar, com energia, água encanada e esgoto. Mas essa é só uma etapa de um grande Projeto que tem tido total prioridade do Governo do Estado. No final do ano devemos inaugurar a Barragem, e até janeiro de 2012 serão mais 1.500 unidades habitacionais sendo entregues no Residencial Miguel Arrais”, destacou o secretário.

 

Compareceram ainda à solenidade o secretário adjunto das Cidades, Eugênio Rabelo; e líder do Governo na Assembleia Legislativa do Ceará, Antônio Carlos.

18.10.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)