Publicação apresenta produção científica sobre o SUS no Ceará

18 de outubro de 2011 - 13:42

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado, lança nesta quarta-feira (19), às 15h30min, no auditório Waldir Arcoverde, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, o segundo volume da coletânea “Pesquisa para o SUS Ceará”. A publicação, que reúne produções científicas, contém 15 artigos sobre os resultados de projetos de pesquisa fomentados pelo Edital 2 do projeto Pesquisa para o Sistema Único de Saúde: Gestão compartilhada em Saúde (PPSUS). Entre os artigos estão incluídos “Idoso e saúde no Ceará: condições de acesso e qualidade de vida” e “Fatores de risco para situações de acidentes em crianças e violência contra a mulher no contexto familiar”.

 

Criado em 2004, o “Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde” é realizado a partir da publicação de editais bienais e envolve parcerias. No âmbito federal, o CNPq. Em nível estadual, a parceria é com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), o agente executor do PPSUS, que junto com Sesa gerencia os editais para seleção de projetos de pesquisa.

 

Contribuir para a redução das desigualdades regionais na área da ciência e tecnologia em saúde, fortalecer a capacidade de gestão da política científica e tecnológica em saúde nos estados da federação e descentralizar recursos em busca de equidade e respeito às vocações regionais são os objetivos principais do PPSUS. Por meio do PPSUS, cada estado da federação lança, a cada dois anos, editais que contemplam diversas áreas temáticas de acordo com as necessidades estaduais.

 

Para seleção de projetos relevantes para o Sistema Único de Saúde, são publicados editais em consonância com as Oficinas de Prioridades realizadas nos estados. Essas oficinas, que buscam atender a demandas em saúde e fomentar pesquisas em sintonia com a necessidade da população em cada região, utilizam instrumentos como a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde.

 

Modalidade de fomento com característica de gestão compartilhada, o PPSUS promove a integração de instâncias estaduais de saúde e de ciência e tecnologia, ampliando o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde.

 

O Ceará destinou, no biênio 2009-2010, R$ 5 milhões para pesquisa e inovação na área da saúde, com o lançamento do PPSUS III. A parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado e a Funcap acontece desde 2002, quando foi lançado o projeto Gestão Compartilhada em Ciência e Tecnologia em Saúde. Foram apoiados 28 projetos apresentados por pesquisadores do estado do Ceará. Em 2004, foi lançado o Projeto PPSUS I, que aprovou 29 propostas de pesquisadores cearenses.

 

18.10.2011

 

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira – soliveira@sesa.ce.gov.br

85 3101.5220