Castelão receberá dois jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2014

20 de outubro de 2011

Os cearenses estão em festa. Fortaleza receberá a Copa das Confederações, que será realizada entre 15 e 30 de junho de 2013, e ainda seis partidas da Copa do Mundo Brasil FIFA 2014, sendo duas delas da Seleção Brasileira. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20) direto de Zurique, na Suíça, durante a cerimônia da FIFA. A notícia foi comemorada pelos mais de 500 operários que trabalham nas obras de reforma, ampliação e modernização do Estádio Castelão, que deram uma paradinha especial para acompanhar o anúncio.

 

“Nós teremos dois jogos do Brasil na Copa de 2014. Isso aumenta muito a nossa responsabilidade com relação às obras. O Castelão é, de todos os estádios brasileiros, o mais adiantado, com 44% do seu cronograma já executado. Eu tenho acompanhado diariamente e o nosso cronograma prevê a sua conclusão plena já para dezembro de 2012, o que nos dá seis meses de testes para que possamos fazer um bom papel na Copa das Confederações”, comemorou o governador Cid Gomes.

 

Foto1Ele destacou ainda que, além das obras do Castelão, é de responsabilidade do Governo do Estado as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na linha Parangaba-Mucuripe. “Essa é uma obra importante não só para a Copa, mas que vai dar grande mobilidade, vai trazer uma melhoria grande para o transporte na nossa Capital. Ligará mais de 20 bairros e estará interligado também à linha sul do Metrô, que interliga Pacatuba e Maracanaú. Na matriz de responsabilidade da mobilidade urbana, nós temos duas grandes obras a cargo do Governo Federal, que é a ampliação do aeroporto Pinto Martins e a construção de um terminal de passageiros para embarque/desembarque em navios no nosso porto do Mucuripe. E temos sob a responsabilidade da prefeitura, várias obras de melhorias em avenidas, a partir da Via Expressa e as avenidas que dão acesso ao Castelão”, explicou o Governador.

 

Foto2O secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, que representou o governador Cid Gomes na cerimônia na Suíça, também comemorou o resultado. “Esse foi um motivo de muita alegria pois ficou claro que o critério técnico prevaleceu, favorecendo o bom adiantamento da obra do estádio Castelão”, diz.  Ferruccio adianta que até o momento são sete jogos confirmados na  Arena Castelão,  sendo a semifinal da Copa das Confederações e seis jogos na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. “Na Copa receberemos dois jogos do Brasil. O segundo jogo da seleção brasileira na fase inicial já está confirmado e ainda um segundo jogo nas oitavas ou quartas de final. Quando sair o restante da tabela da Copa das Confederações poderemos receber ainda mais jogos”, destacou o Secretário. Para comemorar a conquista do Ceará, no sábado (22), às 17h30min, acontecerá um show gratuito na praça da Etapa I do Castelão com os cantores Italo e Renno.

 

Foto3Além de Fortaleza, serão sede da Copa das Confederações 2013: Brasília,  Belo Horizonte e Rio de Janeiro – Recife e Salvador seguem na disputa. Mas a tabela completa será divulgada  em junho de 2012. Cinco equipes já estão classificadas para o torneio  de 2013: o Japão, campeão asiático; o México, campeão da Copa Ouro da  CONCACAF; o Uruguai, que venceu a Copa América, e mais o Brasil,  anfitrião, e a Espanha, atual campeã do mundo.

 

A Tabela da 20ª edição da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 também  foi anunciada na reunião em Zurique. As 64 partidas do evento serão disputadas em 12 cidades do País. São Paulo receberá o jogo de  abertura, no dia 12 de junho de 2014, enquanto o Rio de Janeiro  acolherá a final da 20ª edição do mais importante torneio de futebol  do planeta, no dia 13 de julho de 2014, às 16 horas.

 

20.10.2011

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil – 85 3466.4898

comunicacao@casacivil.ce.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria Especial da Copa – Secopa

Viviane Lima – 85 3295 1927 | 8724 2147

viviane@secopa.ce.gov.br