Programação especial comemora “Semana Mundial da Alimentação”

20 de outubro de 2011 - 18:54

“Preço dos alimentos – da crise à estabilidade” é a temática de 2011 para a Semana Mundial da Alimentação, que a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-CE) , comemora nesta sexta-feira (21), na Praça José de Alencar. Para festejar a “Semana Mundial da Alimentação na Praça”, haverá programação cultural com a participação de grupos de teatro, dança e repentistas das unidade da STDS, exposição de alimentos agroecológicos, e ainda, prestação de serviços à comunidade, tais como massagens, oficinas e verificação de pressão.
“A partir do tema deste ano, pretende-se estimular a reflexão entre as pessoas sobre o quadro atual de insegurança alimentar no Brasil e no mundo, o preço dos alimentos, e como podemos estabilizá-los”, explica a coordenadora da Célula de Segurança Alimentar e Nutricional da STDS, Regina Praciano. Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mostram que mais de 900 milhões de pessoas passam fome em todo mundo.

 

Dentre as ações sociais de combate à fome, a STDS realiza uma série de atividades baseadas em práticas alimentares saudáveis, a exemplo do Restaurante Popular Mesa do Povo, na Parangaba. Aberto ao público, o restaurante oferta 1.700 refeições diariamente, ao custo de um real. Todos os dias, os clientes têm duas opções de proteína, além de arroz, feijão, macarrão, farofa e uma salada crua ou cozida, e suco de polpa de fruta. Para a sobremesa, fruta ou doce. O restaurante conta com o acompanhamento de um nutricionista, que orienta a elaboração dos cardápios.

 

Dia Mundial da Alimentação

O dia mundial da alimentação que acontece todos os anos no dia 16 de outubro, é comemorado em 150 países. O evento organizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), esse ano visa esclarecer o tema e o que pode ser feito para atenuar seu impacto sobre populações mais vulneráveis.

 

20.10.2011

 

Assessoria de Comunicação Social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Carlos Eugênio Saraiva (85) 3101.2089/2099

imprensa@stds.ce.gov.br

@stdsonline