Sistema de fiscalização da Semace é finalista do Prêmio Cidadani@ Eletrônica 2011

21 de outubro de 2011 - 12:40

O Sistema Natuur Mobile – Auto de Infração Eletrônico, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), está entre os três projetos vencedores da categoria Inovação do Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica 2011. O evento é promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e tem como objetivo divulgar e reconhecer a qualidade dos projetos públicos, bem como os benefícios oriundos da aplicação da Tecnologia da Informação (TI) na Administração Pública.

O Natuur Mobile é uma solução eletrônica móvel capaz de registrar e imprimir as autuações realizadas pelas equipes de fiscalização ainda em campo, através de um aparelho coletor de dados e impressora térmica. Ele permite também a inclusão de notificações, termos de apresentação/depósito e de embargo/interdição. O coletor de dados, no qual foi inserido, também pode ser utilizado como câmera fotográfica, GPS, leitor de código de barras, telefone e para acesso à internet. Teve sua finalização em fevereiro deste ano, após quatro meses de levantamento de requisitos e desenvolvimento. A implantação foi concluída em julho.

Até o dia 24 de outubro serão enviados para Seplag fotos e vídeo (com duração de um minuto) do projeto, expondo o seu funcionamento. A classificação final (primeiro, segundo e terceiro lugares) só será divulgada na solenidade de entrega do Prêmio, prevista para 9 de novembro.

De acordo com o diretor da Ditec, Luiz Correia, a Semace partiu na frente com esta solução tornando-se o único órgão ambiental nas esferas federal, estadual e municipal a utilizar a solução de fiscalização eletrônica. “No final do mês de agosto apresentamos nosso projeto à sede do Ibama e Ministério do Meio Ambiente – MMA em Brasília e fomos imensamente elogiados. Nossa solução culminou inclusive com um convênio de transferência de tecnologia entre o Ibama e a Semace”.

Para o gerente de projetos da Ditec, Adriano Patrick Cunha, independentemente da colocação que a Semace venha a ter, estar entre os três finalistas já é uma vitória para o setor. “Nossa equipe de desenvolvimento tem apenas um ano de existência e, apesar disso, conseguimos nos destacar numa concorrência de 14 projetos apresentados de todo o Estado”, comemora.

 

21.10.2011

Assessoria de Comunicação da Semace

Luanna Patrícia (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)

Twitter: @semace
Facebook: semace.gov