Estudo do IPECE constata que “Ronda do Quarteirão” reduz criminalidade

26 de outubro de 2011

“Avaliação do Impacto Inicial do Programa Ronda do Quarteirão nos Furtos e Roubos na Região Metropolitana de Fortaleza”, de autoria dos analistas de políticas públicas Daniel Cirilo Suliano e Jimmy Lima de Oliveira, doutorando e doutor em Economia, respectivamente, ambos do Ipece, foi o vencedor do Prêmio Paulo Haddad. O trabalho, que analisa o programa “Ronda do Quarteirão” na Região Metropolitana de Fortaleza, implantado pelo Governo do Estado do Ceará, constata, por exemplo, que houve uma redução 57% nas taxas de roubos no período inicial do Programa.

 

O Prêmio Paulo Haddad tem como objetivo incentivar a produção intelectual dos estudantes brasileiros participantes do IX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbano (IX ENABER), que este ano ocorreu em Natal, no Rio Grande do Norte, de 19 a 21 de outubro. A avaliação do Programa Ronda do Quarteirão ocorreu – segundo seus autores – a partir da medição do maior efetivo policial na implantação do novo Programa de policiamento ostensivo na RMF.

 

No trabalho, os economistas investigam se o aumento do efetivo policial tende a inibir crimes contra o patrimônio e crimes contra a propriedade em termos de taxas de roubos e taxa de furtos, em uma área de grande concentração urbana no Estado do Ceará. A hipótese básica é de que uma maior quantidade de policiais tende inibir a ação de potenciais criminosos, na medida em que reduz os benefícios e aumenta os custos da atividade criminal.

 

Os resultados, segundos os autores do estudo, mostram que o aumento do patrulhamento nas ruas altera os incentivos dos criminosos. “Evidências de inércia criminal são também encontradas. De certo modo, pode-se fazer alusão ao dito de que o crime não compensa, pelo menos quando há a presença da força policial”. O trabalho, ao indagar “se polícia reduz crime”, constata que sim, sobretudo nos casos de roubos.

 

O estudo premiado pode ser acessado no site do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE): www.ipece.ce.gov.br no Nota Técnica nº 47, que tem como título “Avaliação do Impacto Inicial do Programa Ronda do Quarteirão nos Furtos e Roubos na Região Metropolitana de Fortaleza”.

 

26.10.2011

 

Assessoria de Imprensa do Ipece

Pádua Martins – 85. 3101 3508 | 9917 0108

padua.martins@ipece.ce.gov.br