Aluno da rede estadual cearense participa do Programa Jovens Embaixadores

1 de novembro de 2011 - 14:48

Conhecer outro país, sua cultura e sua gente está entre as atividades que o aluno Victor Moreira Plácido Costa vai realizar no próximo ano. Ele foi selecionado para participar do Programa Jovens Embaixadores e viajará para os Estados Unidos, no período de 6 a 29 de janeiro de 2012. O estudante cursa o 3º ano de Guia de Turismo, na Escola Estadual de Educação Profissional Mário Alencar, no bairro São Cristóvão, em Fortaleza.  

Victor vai integrar um grupo de 45 alunos brasileiros que durante três semanas participam de reuniões, visitam escolas e projetos sociais nos EUA. Após a primeira semana em Washington, cada participante viaja para um estado americano diferente. Lá, vão interagir com jovens da mesma idade, participar de atividades culturais e fazer apresentações sobre o Brasil.

 

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com os setores público e privado em ambos os países.  Participam da iniciativa alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertencem à camada socioeconômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário, enfim, que são exemplos em suas comunidades.  Em geral 35 estudantes são selecionados. Devido ao  aniversário de 10 anos do programa, em 2011, 45 alunos foram contemplados.

 

O aluno da rede estadual cearense se encaixou no perfil criterioso exigido pela Embaixada Americana. Para ele, ser um Jovem Embaixador era algo que ia além das suas expectativas. “É quase como estar acordado em um sonho. Só que nessa realidade tudo é feito de resultados e muito esforço – frisa Victor que concorreu com sete mil estudantes brasileiros”.

 

Além da dedicação à aprendizagem, desenvolve um projeto voluntário na escola onde estuda. Há um ano e meio, nos intervalos, dá aulas de Inglês para os colegas que têm dificuldades nessa disciplina. Antes, o estudante participou, em sua comunidade, do Projeto Nova Vida de Capoeira que tinha como filosofia viver uma vida saudável sem uso de drogas.

 

Conforme Graça Girão, técnica da Coordenaria de Aperfeiçoamento Pedagógico, o jovem cearense passou pelas várias etapas do programa. Teve que apresentar uma série de documentos como pré-requisitos, além de passar por testes escrito e oral. Na fase final, uma comissão avaliadora da Secretaria da Educação (Seduc) visitou os três semifinalistas cearenses, os estudantes André Lucas Rodrigues Moreira, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Helder Câmara, Fernanda Ribeiro Pinheiro, do Liceu Vila Velha, e Victor Moreira, selecionado pela organização do Programa.

 

01.11.2011

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)