Governo do Estado assumirá execução de obras do Anel Viário

1 de novembro de 2011 - 17:33

O Governo do Estado vai assumir a execução das obras do Anel Viário. A definição da atribuição aconteceu nesta terça-feira (03) a partir do sobrevoo no trecho com as presenças do governador Cid Gomes e o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Jorge Fraxe. O convênio entre o DNIT e o Governo será assinado até o fim deste mês e, a partir de sua vigência, os recursos federais serão repassados para o Governo. A decisão foi tomada por o Departamento considerar que o Estado tem melhores condições de executar as obras. A reunião entre o Chefe do Executivo Estadual e o diretor do DNIT aconteceu a partir de uma audiência mantida pelo governador Cid Gomes e o ministro dos Transportes, Paulo Passos, há dez dias.  

Ainda durante o sobrevoo foi possível ver interferências em alguns trechos do Anel Viário  que deverão ser consideradas como fiações, dutos, fibra óptica, gasoduto, área indígena e possíveis desapropriações. O levantamento sobre essas questões começarão a ser feitos em breve para viabilizar a melhor maneira de solucioná-los. O Anel viário compreende 32 km de extensão. Ele começa na CE-040, cruza a BR-116, cruza a CE-060, que liga Pacatuba e cruza ainda a CE-065 e chega a BR-020 indo até a avenida Mister Hull. A reforma do Anel Viário permitirá melhoria de tráfego, principalmente para  o Distrito Industrial de Maracanaú, Maranguape e Ceasa, que atualmente sofre com o congestionamento. Também no sobrevoo foi colocada a proposta de ampliação do Anel Viário, que ligaria o Porto do Mucuripe à Sabiaguaba, desafogando o trânsito da área e possibilitando maior rapidez no transporte de mercadorias.

Durante a reunião, o diretor do DNIT também assegurou ao governador Cid Gomes a recuperação imediata de rodovias federais, sobretudo os trechos da BR-116 (trecho Icó-Ipaumirim), BR-230 (trecho Várzea Alegre/Farias Brito) e BR-222 (trecho Sobral-Fortaleza).

01.11.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)