Sertão de Crateús: CEO será inaugurado nesta sexta-feira (04)

3 de novembro de 2011 - 17:41

O governador Cid Gomes inaugura em Crateús, nesta sexta-feira (4),  às 15h30min, com as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do secretário  Arruda Bastos, o Centro de Especialidades Odontológicas Dr. Sílvio Geraldo Figueiredo Frota. O novo CEO, que fica na Rua Capistrano de Abreu, s/n, bairro São Vicente, vai atender a população dos 11 municípios da 15º Regional de Saúde, e aumenta para nove o número de CEOs inaugurados no governo Cid Gomes.

 

Os 294.166 habitantes de Crateús, Independência, Ararendá, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Quiterianópolis e Tamboril passam a ter acesso, na própria região, a atendimento especializado em saúde bucal, incluindo próteses, ortodontia, periodontia, endodontia, cirurgias, diagnóstico de câncer de boca. Por mês, 880 pessoas serão atendidas. Na nova unidade, serão garantidos modernos serviços de radiografia digital, incluindo a panorâmica.

 

Tecnologia

O investimento na aquisição dos equipamentos de tecnologia avançada soma R$ 910 mil, recursos do Tesouro do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Na obra, o investimento foi de R$ 1.187.500, recursos do Governo do Estado e do BID. Com cortinas de vidro, a fachada da nova unidade de saúde tem o mesmo perfil arquitetônico moderno dos CEOs regionais. Em funcionamento, os CEOs em Ubajara, Baturité, Acaraú, Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Sobral e Russas. Mais nove estão em construção. Todos integram o planejamento do governo do Estado em garantir acesso a serviços de saúde, com qualidade, no interior.

 

Homenagem

O CEO regional em Crateús recebe o nome de Sílvio Geraldo Figueiredo Frota, cirurgião dentista. Nasceu em Sobral, em 1925. Recebeu o título de cidadão de Crateús em Formou-se em odontologia pela Universidade Federal do Ceará e na Universidade Federal do Rio de Janeiro acumulou diversas especialidades na área da saúde bucal. Foi membro do Lyons Clube de Fortaleza e membro da maçonaria da capital e de Crateús. Casado com Rosa Virgínia Veras Frota, teve três filhos: João Olavo Veras Frota, Sílvio Ernesto Figueiredo Frota e Goethe Veras Frota. O homenageado faleceu em 1994.

 

03.11.2011

 

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira – 85 3101.5220

soliveira@saude.ce.gov.br