Governador Cid Gomes recebe diretor mundial do Unicef

5 de novembro de 2011 - 13:24

O governador Cid Gomes recebeu na manhã deste sábado (5), no Palácio da Abolição,  o diretor executivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Anthony Lake. Ele está no Brasil para conhecer de perto o Selo Unicef Município Aprovado, iniciado aqui no Ceará em 1999 e ampliado para outros estados que também convivem com o semiárido.
Durante o encontro, o Governador explicou como o Selo tem ajudado as cidades a melhorarem seus indicadores e, consequentemente, a vida das pessoas. “Quando eu era prefeito em Sovral tive grande ajuda para saber se estava no caminho certo, uma delas foi o Selo Unicef, que apresentava indicadores importantes de onde nós precisávamos melhorar. E hoje, como Governador,  eu incentivo que os municípios participem mais do Selo. Inclusive, o Estado dá uma premiação de 100 mil reais para os municípios mais bem colocados em, pelo menos, vinte indicadores do Selo Unicef”, destacou.
Anthony Lake ressaltou a importante melhora do Índice de Desenvolvimento Humano e da qualidade de vida no Ceará ao longo dos últimos anos. “O Ceará é um exemplo de como o Selo Unicef funcionou bem. Os municípios com baixo IDH foram melhorando e os que ja tinha IDHs bons, ficaram ainda melhores. E isso começou aqui”, finalizou.
Anthony Lake esteve acompanhado da Representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, e da Representante no Unicef no Ceará, Ana Márcia Diógenes.

Sobre o Selo

O Selo Unicef Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A metodologia prevê a análise e o acompanhamento de indicadores de Gestão e de Impacto de Políticas Públicas, e a participação social.
A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo Unicef, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de
Desenvolvimento do Milênio.
Ao final de cada edição são certificados os municípios que mais evoluíram em seus indicadores sociais, comparados com outros municípios que têm realidade socioeconômica similar à sua. A certificação não envolve premiação em dinheiro por parte do Unicef. O município certificado passa a poder utilizar a logomarca do projeto em sua papelaria, muros de prédios públicos e afins.
Desde 2005, quando a iniciativa Selo Unicef passou para uma amplitude nacional, com foco no Semiárido, o projeto tem recebido o apoio da Petrobras, instituição que tem um histórico de engajamento na luta pelos direitos da criança e do adolescente.
05.11.2011
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil