Implosão do Castelão ganha prêmio internacional de precisão técnica em engenharia

7 de novembro de 2011

A precisão técnica da implosão de parte da arquibancada do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão, no dia 12 de junho, conquistou o World Demolition Awards, o Oscar da tecnologia de implosões no mundo. A demolição durou exatos nove segundos. O trabalho fez parte de uma das etapas da obra de ampliação, modernização e adequação do Estádio Castelão para a Copa do Mundo da FIFA 2014 Brasil 2014 (TM).

 

No local da implosão está sendo construído o Edifício Central, onde funcionará toda a inteligência do Estádio Castelão, como Sala de Monitoramento, Controle Automatizado do Estádio, Broadcasting, além de Camarotes, Media Center, Áreas Vips, Vestiários etc. Atualmente, o projeto do Castelão alcança 46,55% de execução e é o estádio com obras em estágio mais avançado dentre os que vão receber jogos da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo da FIFA (TM).

 

A Fábio Bruno Construções, contratada pelo Consórcio Castelão para realizar o serviço, é a única empresa brasileira com certificação ISO 9000 e desde 1970 dedica-se a serviços de implosões, túneis e desmonte de rocha com a realização de mais de 20 implosões de edificações de grande porte com sucesso. Durante o trabalho de implosão de parte da arquibancada do Castelão, a empresa usou um software que simulou a operação, o que garantiu a otimização dos efeitos.

 

Foi a primeira vez que um representante da América Latina concorreu a uma premiação nesse nível. O World Demolition Awars envolveu obras realizadas em todo o mundo no período de julho de 2010 a junho de 2011, valorizando empresas pela gestão de suas obras, a precisão e o uso de tecnologia de ponta.

 

07.11.2011

 

Assessoria de Imprensa da Secopa

Lisiane Linhares | Viviane Lima – 857 8778.0024

lisiane.linhares@secopa.ce.gov.br

viviane.lima@secopa.ce.gov.br