Plano Estadual de Habitação de Interesse Social será apresentado a gestores municipais

7 de novembro de 2011

A Secretaria das Cidades, por meio da Coordenadoria de Habitação, apresenta nesta terça-feira (8), o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social elaborado para diagnosticar a situação habitacional no Estado. O plano será apresentado a gestores municipais,  às 9 horas, no Magna Hotel, em Fortaleza.

Além de dar o panorama da situação habitacional do Estado, o Plano dará as orientações e diretrizes para o planejamento do setor habitacional local, tanto na área urbana quanto rural, com foco especial na habitação de interesse social. “Isso facilita o planejamento para sabermos exatamente onde iremos aplicar os recursos adquiridos, bem como requalificar habitações precárias existentes, e também identificar que tipo de moradia as pessoas desejam e como será feito o acesso a esta moradia”, explica o secretário das Cidades, Camilo Santana.

O titular das Cidades acrescenta que o Plano serve como facilitador na alocação de recursos para novas construções, requalificação de domicílios já existentes, porém precários e manutenção de áreas de lazer. “De posse destas informações, com a participação da população, se aponta os caminhos para os municípios proporem, incentivarem e executarem ações que venham a melhorar a vida de seus moradores” finaliza Camilo.

O Plano foi elaborado após o trabalho de identificação nos municípios de áreas e populações que apresentaram perfis socioeconômicos e demográficos com características habitacionais urbanas classificadas como subnormais, precárias, de risco geológico e ou ambiental e ou social. A elaboração contou com a participação da comunidade durante o processo representada pela sociedade civil organizada com a realização de audiências publicas. Foram três etapas: a primeira foi a proposta metodológica, a segunda o diagnóstico do setor habitacional e, por fim, as estratégias de ação, que resultaram em um conjunto de diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor da habitação de interesse social do Ceará.

07.11.2011

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades

Ana Cristina / Priscila Teixeira (comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3101.4462)